Quando o índice de liquidez corrente é maior que 1?

Perguntado por: vximenes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Quando se tem um resultado maior do que 1 significa que a sua empresa tem capital suficiente para cobrir as suas dívidas e ainda sobra. Se o resultado for igual a 1 quer dizer que o empreendimento tem capital equivalente ao montante de suas dívidas de curto prazo.

Como interpretar esse índice:: Quanto maior for o índice de liquidez corrente melhor, já que temos uma situação em que a empresa apresenta condições de quitar suas dívidas de curto prazo. Portanto: LC > 1: o ativo circulante é mais que suficiente para quitar as dívidas de curto prazo.

Quanto mais rápido para converter um ativo em dinheiro, mais alta sua liquidez. E quanto mais demorado, mais baixa a liquidez. Ou seja, quanto mais alta a liquidez corrente de uma empresa, mais capacidade ela tem de honrar com seus compromissos financeiros de curto prazo.

A administração contábil das empresas utiliza 4 tipos de indicadores de liquidez para se organizarem:

  • Liquidez Corrente;
  • Liquidez Seca;
  • Liquidez Imediata;
  • Liquidez Geral.

É possível que as empresas sejam incentivadas a melhorar seu desempenho de liquidez. Isto pode ser feito usando o caixa para pagar dívidas de curto prazo. Em geral, este procedimento, aumenta a liquidez quando o índice é menor que a unidade.

Os indicadores de liquidez são usados para mostrar a capacidade financeira de uma empresa. A partir deles, é possível entender como anda a relação entre receita, patrimônio e despesas de curto e longo prazo. Com estes dados, a companhia pode tomar decisões estratégicas visando a saúde financeira do negócio.

O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores etc).

Grau de liquidez - é o maior ou menor prazo no qual os Bens e os Direitos podem ser transformados em dinheiro. Ex.: conta Caixa é a de maior liquidez, por já ser dinheiro.

Os fundos de renda fixa costumam ter mais liquidez, uma vez que geralmente concentram boa parte de seus ativos em títulos públicos. Para um fundo de renda fixa, é bastante comum ver liquidez em d+0 ou d+1. Por outro lado, os fundos multimercado e os fundos de ações podem levar mais tempo para serem resgatados.

Quando o índice de liquidez corrente é menor que um: No curto prazo, não haverá recursos suficientes para saldar seus compromissos. Na Contabilidade, existem vários índices de liquidez e estes tem relação com saúde de uma empresa, ou seja, com a capacidade da empresa de honrar com suas obrigações.

Dizemos que um investimento tem alta liquidez quando as regras de resgate permitem o saque a qualquer momento sem grandes penalidades.

Na Bolsa de Valores, um dos modos de avaliar a liquidez é observando o volume médio de negociação que as ações da empresa têm. Quanto maior o volume (ou seja, quanto mais negócios), maior é a liquidez daquela ação.

Para o caso de quem busca liquidez diária, a melhor opção é o SELIC. No Tesouro SELIC, se você quiser resgatar o seu investimento antes do prazo final de vencimento, não há nenhum problema. Basta solicitar o resgate e, em um dia útil, o dinheiro estará na sua conta.

Afinal, a liquidez está diretamente ligada às possibilidades de rendimento do investimento. Por exemplo, deixar dinheiro em produtos de liquidez alta é útil para ter suporte em emergências. De outro lado, ativos com liquidez mais baixa são aqueles que costumam promover a otimização dos seus ganhos.

Quanto mais rápido você consegue transformar um ativo em dinheiro, maior é a liquidez dele. Então, quando algo tem baixa liquidez, significa que transformá-lo em dinheiro pode demorar um pouco.

O indicador mais comum para saber se um papel está barato ou caro é o "preço por lucro", o famoso "P/L". Nele, é comparado o valor de mercado da companhia (ou seja, o preço de cada ação negociada vezes a quantidade de ações disponíveis no mercado) com o lucro líquido daquela empresa.

De modo geral, as aplicações que oferecerem maior liquidez também possuem menores rentabilidades. Ou seja, o investidor é incentivado a deixar o dinheiro investido pelo prazo total — que pode ser de 2 anos, 5 anos etc. Assim como os títulos públicos, a lógica de rentabilidade pode variar.

O que é preferência pela liquidez
Sendo que a moeda é o ativo mais líquido da economia.

Lista dos 5 melhores investimentos para 2023

  • Tesouro Direto. Tesouro direto é o nome dos títulos do tesouro nacional emitidos pelo governo federal. ...
  • CDBs. CDBs são Certificados de Depósitos Bancários, e tratam-se de títulos privados emitidos por instituições financeiras. ...
  • LCIs e LCAs. ...
  • Fundos Imobiliários. ...
  • Ações de Valor.