Quando o implante da mau cheiro?

Perguntado por: evilela3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

No caso de pessoas que utilizam implantes dentais, próteses fixas ou removíveis, o mau cheiro pode estar associado à infecções, implante mal feito ou mal posicionado e, na maioria dos casos, à falta de higiene adequada no local do implante.

Quando há placa bacteriana ou detritos ao redor do implante, é causado ali uma infecção. O tecido gengival e ósseo inflama e a partir daí envia células do sangue para combater a infecção. O sangramento a tumefação/inchaço pode estar presente. Na maioria das vezes isso é um processo assintomático na fase inicial.

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

Não tem segredo fazer a limpeza dele porque basta escovar os dentes como de costume. Vale lembrar a importância de usar uma escova macia e um creme dental que não seja abrasivo, de preferência com fórmula neutra contendo flúor. Isso vale para todas as próteses, combinado? Use o fio dental também nesse implante.

Faça uma higienização correta dos implantes dentários

  1. limpe os dentes suavemente utilizando escovas de cerdas macias;
  2. utilize o modelo interdental nos espaços entre os dentes e as próteses;
  3. passe o fio dental por todos os dentes;
  4. utilize um raspador de língua para retirar toda a placa do local;
  5. enxágue bem.

Como saber se o implante dentário está a ser rejeitado?

  1. Dor intensa após a cirurgia.
  2. Mobilidade no implante.
  3. Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  4. Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

A resposta simples é sim. Vamos pensar, se você perdeu o seu dente, seja por qualquer motivo, por que com o implante seria diferente? Apesar de muitos pensarem que perdemos um implante dentário por rejeição, isso não ocorre, já que o implante é feito de titânio, um material biocompatível com o nosso organismo.

Pode ocorrer inchaço nos primeiros dias após os implantes, por esse motivo é receitado anti inflamatório para tomar assim que necessário. Os alimentos frios e a aplicação de gelo ajudam a reduzir o inchaço na boca.

Se for pus, existe alta possibilidade de estar com infecção. Neste caso teria que avaliar se é só superficial ou se é profunda. Se for profunda, existe a possibilidade de ter perdido o implante dentário.

Sendo assim, a rejeição do implante não acontece, mas existe a possibilidade da sua perda. Isso se dá quando não ocorre a osseointegração. Nessa etapa do tratamento, o tecido ósseo precisa envolver o implante para que ele fique fixo como uma raiz natural.

Quais as 4 principais complicações do implante dentário?

  1. Infecções. Uma das complicações mais comuns é que o local da cirurgia sofra uma infecção. ...
  2. Fraturas no implante. Algumas condições preexistentes do paciente podem acabar em complicações como as fraturas no implante. ...
  3. Perda óssea. ...
  4. Dificuldade de adesão no osso.

A limpeza profissional (profilaxia) para manutenção de implantes dentarios, próteses e da saúde bucal é indicada a cada 6 meses. Ela é muito importante e faz parte do plano de manutenção do tratamento com implantes dentários, próteses dentárias e saúde bucal de uma forma geral.

A sua durabilidade pode variar bastante, cerca de 15 anos. São diversos fatores que influenciam na duração do implante dentário. Um dente de porcelana , por exemplo, pode durar muito tempo. Já os de resina têm uma durabilidade menor, geralmente cerca de 8 anos, enquanto as de cerâmica podem chegar a 15 anos.

A prótese dentária removível (PPR) é um recurso para suprir a falta de alguns dentes, sendo considerada também uma alternativa ao implante dentário mais barata. Em uma PPR, os dentes que substituirão são afixados a uma base cor de gengiva e depois será presa aos dentes naturais.

Veja as desvantagens do implante dentário:
É mais doloroso; – A recuperação é mais lenta; – O preço é mais elevado. Já a prótese fixa é um tratamento que substitui o próprio dente perdido.

Basta inserir a Chave de Remoção de Parafusos no furo de centro aberto conforme as instruções acima, e aplicar torque no sentido anti horário (veja como no vídeo abaixo, ou use uma chave de catraca; é importante aplicar pressão digital sobre a chave). E pronto! O fragmento será removido!

Dicas para cuidar do seu implante dentário

  1. Escolha uma escova interdental. ...
  2. Use enxaguante bucal com flúor e sem álcool. ...
  3. Não deixe de usar o fio dental. ...
  4. Não ingira alimentos muito crocantes. ...
  5. Invista em qualidade de vida. ...
  6. Consulte-se com o dentista regularmente.

A principal causa da gengiva inflamada em implante dentário é o acúmulo de placa bacteriana. Com o tempo, as bactérias ali presentes podem dar origem a duas doenças distintas: a mucosite, é que é semelhante à gengivite que ocorre em dente naturais, e a peri-implantite, que por sua vez é semelhante à periodontite.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam por se tratar de um “dente de mentira”, que em tesse não sofrerá com uma cárie, você DEVE SIM passar o fio dental no implante, inclusive entrando embaixo dele e em toda volta do parafuso DELICADAMENTE.

O termo "rejeição" na verdade se trata de infecção e osteomielite, ou deiscência de sutura secundária a tensão na pele pelo implante ortopédico. Cada caso deve ser avaliado com cautela para a correta indicação terapêutica.

Não existe rejeição dos implantes pelo organismo. Os implantes são feitos de titânio e esse material é inerte ao osso. Os insucessos (que são raros) podem ocorrer devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso ou problemas mecânicos relacionados à prótese, mas não por rejeição.