Quando o idoso só dorme?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Saiba que o idoso com muito sono durante o dia pode ser um sinal de alerta de algum problema de saúde. Segundo uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Neurologia, os idosos que sentem muito sono durante o dia podem apresentar mais riscos de desenvolver cânceres, doenças cardiovasculares e diabetes.

Por que o sono durante o dia pode ser um sinal de alerta? O excesso de sono durante o dia pode ser causado pela Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Esse distúrbio é um dos principais causadores do ronco e, apesar de ser um incômodo para muitas pessoas, ele não é a única consequência desse problema.

Mais do que uma causa, não ter capacidade para se levantar e dormir demais são, na verdade, sintomas prévios de alterações cerebrais que podem levar à demência.

Nas pessoas acima de 65 anos, o recomendado é manter de 7 a 8 horas de sono por dia. Entretanto, não é apenas o número de horas de sono que muda com a idade, mas o padrão de sono também se altera.

Na fase grave da doença, a pessoa com Alzheimer já é completamente dependente de um cuidador. Ela pode apresentar dificuldades para falar, comer, andar e incontinência urinária e fecal. Em geral, o paciente já não reconhece parentes, amigos e objetos familiares.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.

O tratamento para sono excessivo depende da sua causa. O médico poderá dar algumas indicações para que o indivíduo tenha uma boa noite de sono reparador e, para que fique mais alerta durante o dia. Além disso, também poderá indicar o uso de medicamentos estimulantes do sistema nervoso à base de cafeína, por exemplo.

A hiperglicemia, alto nível de açúcar no sangue, tem como um dos seus efeitos a sensação de cansaço excessivo, que pode se associar a muita sonolência.

Sintomas gerais de demência

  • Perda de memória. É um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um médico. ...
  • Problemas em usar a linguagem.
  • Mudanças na personalidade.
  • Desorientação.
  • Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
  • Comportamento perturbador ou inapropriado.

Os exames laboratoriais obrigatórios na investigação etiológica de uma síndrome demencial são o hemograma, as provas de função tiroidiana, hepática e renal, as transaminases hepáticas, as reações sorológicas para sífilis e o nível sérico de vitamina B12.

No geral, depende da evolução do quadro. Após o diagnóstico correto, de 4 a 8 anos em média. Mas existem casos em os que pacientes vivem com a doença muitos anos ou décadas. Isso dependerá do estágio da doença e o adequado tratamento.

Alguns nomes de remédios para dormir que o médico pode indicar são Lorax e Dormire, mas ele também pode receitar medicamentos indicados para outros fins, mas que também favorecem o sono como os anti-histamínicos: Periatin e Fenergan; antidepressivos: Amytril e Pamelor; ou sedativos: Stilnox.

Como o Alzheimer afeta o sono do paciente
Essas pessoas ainda enfrentam problemas para dormir bastante acentuados: noites mais curtas, sono fragmentado e mudanças no ritmo circadiano, popularmente conhecido como relógio biológico, o que faz com que o paciente troque a noite pelo dia.

Sugiro não usar o Rivotril em pessoas tão idosas pelo risco de sedação e quedas.

Isso porque a doença causa a atrofia da parte do cérebro que controla a temperatura do corpo e a produção de melatonina, um hormônio que nos ajuda a dormir, o que estabelece uma ligação direta entre Alzheimer e sono.

A sororoca (também conhecida como ruído da morte ou “death rattle”, em inglês) consiste em uma respiração ruidosa, causada pelo acúmulo de secreções no trato respiratório superior.

Alzheimer: 4 sinais que indicam necessidade de internação

  • Dificuldade de realizar a higiene pessoal.
  • Problemas para se alimentar.
  • Facilidade para se perder fora de casa.
  • Excesso de agitação e agressividade.
  • Como é feito o tratamento?