Quando o idoso repete a mesma coisa várias vezes?

Perguntado por: ealbuquerque4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Idosos repetem as perguntas porque não se sentem seguros em relação ao que está acontecendo. Não é que precisem da informação, necessitam mesmo é de serem tranquilizados, por isso a resposta deve ter esse poder de trazer segurança.

Confusão, perda de memória e mudanças de personalidade são apenas alguns dos primeiros sinais de que uma pessoa tem demência, um termo abrangente que descreve os sintomas de vários distúrbios cerebrais diferentes que podem interferir na capacidade de viver de forma independente.

Sintomas gerais de demência

  • Perda de memória. É um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um médico. ...
  • Problemas em usar a linguagem.
  • Mudanças na personalidade.
  • Desorientação.
  • Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
  • Comportamento perturbador ou inapropriado.

O Transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido também pelo nome de TOC, é um distúrbio causado por crises de obsessões e compulsões, ou seja, a necessidade de realizar a mesma tarefa diversas vezes ou de maneiras especificas.

Podemos dizer que o transtorno depressivo recorrente é um subtipo de depressão com episódios recorrentes. Isto é, enquanto em alguns casos o indivíduo tem apenas breves crises de depressão, o transtorno recorrente é visto como aquele que se repete de novo e de novo. Ou seja, se torna recorrente na vida do indivíduo.

São as seguintes características identificadas em casa fase:

  • Fase 1: Cognição normal.
  • Fase 2: Declínio cognitivo muito leve.
  • Fase 3: Declínio cognitivo leve.
  • Fase 4: Declínio cognitivo moderado.
  • Fase 5: Declínio cognitivo moderadamente grave.
  • Fase 6: Declínio cognitivo grave.
  • Fase 7: Declínio cognitivo muito grave.

O que é a doença de Alzheimer? A doença de Alzheimer é a condição mais comum que causa a demência, em que cerca de seis em cada 10 casos são causados pelo mal de Alzheimer. Embora seja tecnicamente uma “causa” de demência, muitas vezes será referida como um “tipo” de demência.

A ecolalia é definida como a repetição de frases inteiras ou palavras, essas normalmente no final de uma frase, gerando a sensação de “eco”. A ecolalia pode estar presente no autismo, inclusive em adultos.

O diagnóstico requer um exame médico completo. Exames de sangue, testes de estado mental e imagiologia cerebral podem ser usados para determinar a causa dos sintomas. Apesar de os médicos normalmente conseguirem determinar se a pessoa é portadora de demência, pode ser mais difícil distinguir o tipo da demência.

Perda de memória é um dos primeiros sintomas de Alzheimer
É comum esquecer nomes conhecidos, datas importantes como aniversários e até mesmo conversas recentes. À medida que o Alzheimer progride, o paciente desenvolve um grave comprometimento da memória e perde a capacidade de realizar tarefas cotidianas.

Quais sintomas podem indicar Alzheimer?

  • perda de memória recente;
  • dificuldade para encontrar palavras;
  • desorientação no tempo e no espaço;
  • dificuldade para tomar decisões;
  • perda de iniciativa e de motivação;
  • sinais de depressão;
  • agressividade;
  • redução do interesse por atividades e passatempos.

A doença de Alzheimer e a demência vascular são as principais formas de demência no idoso, correspondendo a cerca de 80% a 90% das causas. Entretanto existem outras demências que também são comuns nos idosos, como a Demência com Corpos de Lewy e a Demência Frontotemporal.

Podemos citar várias doenças que causam confusão mental em idosos, como a desidratação grave, AVC (acidente vascular cerebral), demências, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, e tantas outras.

Uma pessoa com sintomas pode perder o interesse em hobbies ou atividades. Eles podem não querer mais sair ou realizar qualquer coisa divertida. Também podem perder o interesse em passar tempo com amizades e familiares, e podem parecer emocionalmente neutros.

Escolha palavras simples e sentenças curtas. Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença.

Quando procurar um médico? Caso a pessoa com Alzheimer esteja tendo delírios ou alucinações que prejudiquem a sua própria vida ou de seu cuidador é hora de procurar um médico. O médico vai fazer uma avaliação e verificar se é necessário que esse doente comece a usar medicamentos para controlar essas alucinações.

No transtorno do comportamento repetitivo focado no corpo, a pessoa repetidamente realiza atividades que envolvem o próprio corpo, como roer as unhas, morder o lábio ou a bochecha, e tenta repetidamente parar de realizar as atividades.

A esquizofrenia é a principal condição designada como Transtorno Grave e Persistente, não só por ter a maior prevalência entre os distúrbios graves em Saúde Mental (cerca de aproximadamente 1% da população sofre deste transtorno), como também por seu caráter estigmatizante, seu curso longo e persistente, bem como pelo ...

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

A depressão refratária, também chamada de resistente ou de transtorno depressivo maior, é caracterizada por sintomas crônicos de longo prazo que não respondem adequadamente aos tratamentos padrão, tais como medicação e psicoterapia.

Esta fase costuma durar de um a três anos. "É a fase mais grave e mais triste da doença, em que as pessoas apresentam demência grave, dependência completa para as atividades diárias e estão acamadas", afirmou o especialista. "É a fase final da doença", concluiu.