Quando o idoso deve parar de dirigir?

Perguntado por: egil . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro não existe uma idade limítrofe para que deixemos de dirigir. O que muda é o prazo para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, que muda quando se completa 65 anos. Ele deixa de ocorrer a cada cinco anos, passando a ser exigido de três em três anos.

Apesar de não ter um limite de idade para dirigir, as pessoas com mais de 50 anos possuem prazos diferenciados para avaliação médica e consequente renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2021, mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram realizadas e passaram a vigorar em todo o Brasil.

Você pode pedir ao médico para prescrever a proibição de dirigir. É uma medida menos sutil, mas ao menos a segurança do doente e das pessoas no trânsito estão garantidas.

Os condutores de veículos brasileiros que, por um acaso, respondam a processos que envolvam a quitação de dívidas poderão, sim, ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por decisão judicial. Tudo vai depender do juiz responsável pelo caso.

4º O Exame de Aptidão Física e Mental será preliminar e renovável a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado.

No entanto, no estágio leve, a pessoa apresenta dificuldades em memória recente e em aprendizado, preservando, muitas vezes, outras funções que a permitem dirigir e não colocar os outros em risco. O ato de dirigir fica automático, posso assim dizer, e a pessoa consegue executá-lo de maneira apropriada.

Para tanto, os motoristas que usam um remédio controlado para ansiedade devem redobrar a atenção no trânsito. Visto que, para renovarem a CNH, devem fazer o exame toxicológico e comprovarem o uso dos psicoativos.

Explicitamente, entram condições como epilepsia, síncope vaso vagal, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares que causam perda da consciência ou insuficiência cardíaca e deficiência visual.

Basta entrar no site do Detran de seu estado e procurar a seção onde é possível consultar a situação da sua CNH. Entre com seus dados e veja o que o sistema acusa.

A suspensão do direito de dirigir
Sua aplicação se dá, por exemplo, quando o condutor atinge o número máximo de 20 ou mais pontos na CNH dentro de 12 meses por infrações diversas. Nessa situação, a carteira fica suspensa entre 6 e 12 meses.

O Código de Trânsito Brasileiro foi modificado recentemente para definir que a CHN será validade de dez anos para condutores com menos de 50 anos e de cinco anos para aqueles com idade entre 50 e 69. Já a renovação a cada três anos passará a valer apenas para os motoristas com 70 anos ou mais.

Motoristas com mais de 70 anos não precisarão renovar o exame antes do vencimento de sua CNH. Além disso, passa a ser infração gravíssima o motorista que dirigir sem ter realizado o exame toxicológico previsto após 30 dias do vencimento do prazo de dois anos e seis meses (art.

Hipertensão, deficiências cardíacas, sono em excesso e dificuldades auditivas serão objeto de verificação e podem inclusive impedir a renovação da CNH.

Na fase grave da doença, a pessoa com Alzheimer já é completamente dependente de um cuidador. Ela pode apresentar dificuldades para falar, comer, andar e incontinência urinária e fecal.

“Reduzir comportamentos sedentários cognitivamente passivos como assistir TV e aumentar os comportamentos cognitivamente ativos, como o uso do computador, mesmo que em pequena quantidade, pode ter um impacto importante no risco de Alzheimer em indivíduos, independentemente de seu envolvimento em atividades físicas", ...

Atualmente, os únicos métodos de verificação da doença são o PET-Scan, um tipo de tomografia computadorizada extremamente cara (entre 3.500 e 4.000 reais), e a coleta de líquido cefalorraquidiano, que é um procedimeneto invasivo, uma vez que retira fluido da medula espinhal.