Quando o homem sente dor nos testículos O que pode ser?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.

Dor Testicular Aguda
Neste cenário, o diagnóstico mais preocupante é a Torção Testicular. Ocorre geralmente na faixa etária de 10 a 30 anos, e caracteriza-se por uma rotação do testículo dentro da bolsa, gerando um bloqueio na circulação sanguínea do local.

Isso ajuda a aliviar seu desconforto até o inchaço diminuir. Gelo e calor: Colocar bolsa de gelo no escroto pode ajudar a diminuir o inchaço. Uma vez desaparecido o inchaço, banho de assento em água morna aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada.

Quais os sintomas da hérnia escrotal?

  1. Aparecimento de protuberância ou inchaço da região da virilha ou testículos;
  2. Dor ou desconforto na região ao carregar peso ou se levantar;
  3. Sensação de peso na região dos testículos ao caminhar.

A orquite é a infecção dos testículos, mais frequentemente provocada por um vírus como o da caxumba. A orquite é geralmente causada por um vírus. O testículo incha e fica dolorido. A orquite é diagnosticada por meio de exame médico e exame de urina.

Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.

Pode ocorrer dor no escroto (a bolsa que circunda e protege os testículos) nos homens de qualquer idade, desde recém-nascidos a idosos. Os testículos são muito sensíveis; portanto, até mesmo lesões discretas podem causar dor ou desconforto.

Nessas situações, pode ocorrer um "represamento" ou seja o líquido seminal fica "preso" dentro da próstata, das vesículas seminais e também dos testículos. Esse bloqueio é que ocasiona as dores que sentimos na nossa região íntima!

Infecções. As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.

Portanto, o urologista trata as doenças que acometem os rins, ureteres, bexiga, próstata, uretra, pênis e testículos.

Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.

O testículo é uma região especialmente sensível, devido a sua localização e anatomia. Cheio de terminações nervosas, ele fica dentro do saco escrotal, que se encontra “fora” do corpo. Apesar de poder passar essa impressão, os testículos não ficam soltos lá dentro.

Por exemplo, em caso de dor nos testículos e abdômen, a causa pode ser apendicite, mas quando existe sangramento na urina, pode ser litíase urinária. Já dor nos testículos e na barriga, ou nas costas, pode indicar uma hérnia inguinal.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

As dores relacionadas às hérnias abdominais costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente durante o esforço para evacuar ou tossir.

Sintomas mais comuns

  1. dores nos testículos;
  2. inchaço;
  3. ejaculação ou urina com sangue;
  4. febre;
  5. desconforto ou sensação de peso na região.

Causas da orquite
Constam, ainda, dessa lista: traumatismos (pancadas, chutes) na bolsa escrotal, infecções por vírus e bactérias, no trato urinário, por ISTs (como clamídia, gonorreia e sífilis), brucelose e tuberculose e a torção do testículo.

A orquite é uma infecção que ocorre nos testículos dos mamíferos, provocada por bactérias ou vírus que chegam ao local através do canal deferente, por meio do sangue ou da linfa. Também pode ser provocada por traumas.

A dor ocorre depois de um longo período de excitação, em que não há ejaculação. No entanto, se a dor persistir após a relação sexual, a situação deve ser avaliada por um médico andrologista. A inflamação também pode originar dor nos testículos após a relação sexual.