Quando o hematoma fica verde?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Por volta do quinto dia após a contusão, os glóbulos brancos agem para tentar remover o sangue acumulado na região do hematoma. Esse processo envolve reações químicas que quebram a hemoglobina em várias moléculas. A começar pela biliverdina, que tem tonalidade verde e acaba deixando dessa cor o local machucado.

Compressa de gelo
O gelo reduz o fluxo de sangue na área atingida, evitando que o hematoma aumente. Para seguir essa dica, enrole uma pedra de gelo em um pano ou papel toalha e passe delicadamente sobre o local, por cerca de 10 minutos após a lesão.

Sabe quando sofremos uma pancada em alguma parte do corpo e fica com a coloração verde e roxa? Isso acontece porque os vasos sanguíneos superficiais se rompem e o sangue se espalha sob a pele, deixando um rastro arroxeado e se torna o Hematoma.

Ajuda médica sempre deve ser procurada quando:
O hematoma não mostra sinais de melhora após uma semana; Está localizado em uma parte do corpo onde um trauma é improvável (peito, costas, abdômen ou rosto); Continua ocorrendo ou volta.

Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.

Hematoma Roxo: após algum tempo, o sangue parado e já coagulado, começa a perder sua oxigenação e como consequência sua característica cor vermelha. Esse sangue coagulado tem como característica ser mais escuro, levando a coloração roxa ou azulada.

Hirudoid é indicado para processos inflamatórios localizados como: Manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; Inflamação nas veias superficiais (flebites ou tromboflebites) após injeção de medicamentos ou punção de uma veia para colher exames de sangue.

Usar compressa morna
A água morna ajuda a ativar a circulação, o que ajuda na absorção do sangue nos vasos sanguíneos, e claro, na dor. Para isso, basta pegar um pano e molhar na água morna e, em seguida, manter em contato na pele.

Geralmente a duração do tratamento em casos de lesões é de dez dias e, no caso de inflamação das veias, de uma a duas semanas. É esperado que ocorra melhora dos sintomas após catorze dias de tratamento contínuo e que os sintomas não voltem após o término do tratamento.

O tratamento de equimose e hematoma também são diferentes. Enquanto a equimose é um rompimento do vaso sanguíneo mais superficial, o hematoma é um rompimento mais profundo que pode provocar elevações na pele e manchas escuras.

Para todo mundo, é claro que o vermelho é sinal de que não se deve avançar, enquanto o verde, que está liberado trafegar. Algo mais ou menos parecido acontece com a cicatrização. Você já deve ter notado que ao longo do processo a ferida vai mudando de cor.

Por volta do quinto dia após a contusão, os glóbulos brancos agem para tentar remover o sangue acumulado na região do hematoma. Esse processo envolve reações químicas que quebram a hemoglobina em várias moléculas. A começar pela biliverdina, que tem tonalidade verde e acaba deixando dessa cor o local machucado.

A coloração esverdeada é um sinal de infecção e costuma ser acompanhada de dor ao toque. Quando o paciente apresenta essa cor, o enfermeiro pode avaliar a pele ao redor da lesão para verificar se está vermelha e quente, o que pode indicar uma infecção.

Quando uma pessoa sofre uma lesão cefálica grave, essa área pode se encher de sangue e causar sintomas com risco à vida. Isso é chamado de hematoma subdural agudo. É o tipo mais perigoso de hematoma subdural.

Os hematomas que observamos na pele após pancadas ou coletas de sangue, por exemplo, são formados pelo sangue que extravasa de pequenos vasos sanguíneos e não apresentam riscos à saúde, pois, geralmente, são pequenos, restritos ao local do trauma e deixam de crescer sozinhos, já que ocorre a coagulação.

Esse estágio dura de 4 a 7 dias.

Marcas inexplicadas na pele, incluindo pequenos pontos de cor vermelha ou púrpura (petéquias) ou manchas de cor púrpura (púrpura), hematomas (equimoses) ou pequenos vasos sanguíneos alargados e visíveis na pele ou nas membranas mucosas (telangiectasias).

Quando ocorre na pele, aparecem aqueles “roxinhos”, que muitas vezes são chamados, erroneamente, de hematomas, mas dependendo do tamanho, tecnicamente eles podem ser classificados como: equimoses, petéquias e púrpuras. As púrpuras são manchas um pouco maiores de no máximo 1 cm.

A dermatologista Márcia Purcelli recomenda usar compressas frias no hematoma em até 48 horas. Depois, se o tamanho da mancha e a dor não aumentarem, use compressas mornas.

Hematomas: o que significa a cor das lesões, do roxo ao amarelado.

Gelo: O abaixamento da temperatura provoca um aumento da viscosidade do sangue com uma redução do fluxo e uma redução de permeabilidade vascular na zona de lesionada. Este efeito fisiológico induzido pelo frio é os mecanismos chave na redução do edema devido ao aumento do diâmetro venoso e a reação inflamatória.