Quando o handebol foi incluído nos Jogos Olímpicos pela primeira vez e como era o jogo nesta época?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

- Em sua estreia nos Jogos Olímpicos, em Berlim 1936, o handebol era disputado em campos gramados, com 11 jogadores de cada lado; - Brasil e Coreia do Sul são os únicos países de fora da Europa que conquistaram o título mundial de handebol até os anos 2020; - A quadra de Handebol mede 40m x 20m, e os gols têm 3m x 2m.

No início, o handebol era praticado de uma forma muito diferente de como conhecemos. Em um campo com 11 jogadores de cada lado, o esporte era quase um futebol com as mãos, mas com um gol bem menor em relação ao esporte mais popular do mundo.

Após sua inclusão nos Esportes Olímpicos em 1936, nas Olimpíadas de Berlim, o handebol passou a ser disputado por ambos os sexos. Destacados como os favoritos da competição, os alemães dominaram o pódio e levaram a medalha de ouro.

A primeira aparição do handebol nas Olimpíadas ocorreu em Berlim-1936.

A primeira participação da seleção brasileira de handebol em uma Olimpíada foi em 1992, em Barcelona, Espanha. A seleção masculina representou o país e ficou com a 12º colocação.

O handebol, como hoje é praticado, foi introduzido aproximadamente em 1890 na Alemanha e recebeu o nome de Raftball, sendo aprimorado para estrear em campo em 1912, e expandindo-se fortemente durante o período da Primeira Guerra Mundial (1915-1918).

Resumo sobre handebol
O handebol foi criado em 1919, na Alemanha. O esporte estreou nas Olimpíadas em 1936, nos Jogos de Berlim. Uma equipe de handebol é formada por sete jogadores, sendo um goleiro.

Alemanha

Inicialmente, o handebol era jogado em campo aberto, e foi na Alemanha que o esporte chegou ao formato que se conhece hoje. O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu em 1934 que a versão do handebol de campo seria incluída nos Jogos Olímpicos Berlim 1936.

No início, as partidas aconteciam em campos gramados, semelhantes aos do futebol. Cada uma das equipes era formada por 11 jogadores. Foi em 1925 que aconteceu a primeira partida internacional da modalidade. A disputa aconteceu entre os times da Alemanha e da Áustria.

1930

O Handebol foi introduzido no Brasil após 1930 quando um grande número de imigrantes alemães veio ao Brasil por conseqüência da primeira guerra mundial, dirigindo-se aos os estados do sul e sudeste do país, principalmente o Estado de São Paulo por causa da semelhança climática.

Começou a propagar pelos países da Áustria e Suíça com o também professor Karl Schelenz, que rebatizou o esporte de Handball em 1919. Mas ainda assim, o time era composto com 11 jogadores, tal qual no futebol. Um ano mais tarde tornou-se uma modalidade esportiva.

No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.

O handebol foi introduzido nos Jogos Olímpicos durante a edição de Berlim 1936, apenas com o torneio masculino. Após um longo período de ausência, o esporte retornou novamente em solo alemão para os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique. O torneio feminino foi introduzido na Olimpíada de 1976 em Montreal, Canadá.

O Handebol do Brasil debutou em Olimpíada na edição de Barcelona (Espanha-1992), com a Seleção Masculina, quando terminou em 12º lugar. Na Olimpíada de Atlanta (Estados Unidos-1996), a Seleção Masculina ficou em 11º. Nas duas edições, o País herdou a vaga após a desistência de Cuba.

Os jogadores tentam marcar o gol com as mãos, somente o goleiro pode utilizar os pés para tocar na bola. O jogador movimenta a bola com as mãos por meio de passes até chegar à área do gol adversário, sendo permitidos somente três passos com a bola na mão, depois o jogador tem que passá-la ou arremessá-la.