Quando o governo é mau o povo padece?

Perguntado por: hfreitas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29:2.

29:2 O perigo de um mau governante
A justiça e a perversidade estão em lados opostos, a ascensão ao poder de um é a derrota do outro. A justiça governa para o bem de todos, já a perversidade governa somente para satisfazer seus interesses ocultos.

Provérbios 28:2-26 NTLH. Quando a nação tem líderes inteligentes e sensatos, ela se torna forte e firme; mas, quando a nação peca, ela muda de governo a toda hora. Um pobre que explora outros pobres é como a chuva que destrói tudo e acaba com as colheitas.

Quando o governo é formado de homens justos e honestos, o povo vive feliz, mas quando os líderes de uma nação são maus, o povo chora de tristeza.

Para o triunfo dos maus , basta que os bons se cale.

Provérbios 29:4 Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

Nada de sonegar impostos: “Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra” - Romanos 13:7.

Pensamento: Não importa quão esperançoso seja o começo, nem quais sejam os planos que façamos, se não andarmos com Deus, o ano que vem não será um sucesso espiritual. Ao receber este presente de um ano novo, vamos nos comprometer a servir ao Senhor.

4 O rei com juízo sustém a terra, mas o amigo de subornos a destrói. 5 O homem que alisonjeia seu próximo arma uma rede aos seus passos. 6 Na transgressão do homem mau há alaço, mas o justo jubila e se alegra. 7 Informa-se o justo da causa dos pobres, mas o ímpio não toma conhecimento disso.

1 Toda alma esteja asujeita às autoridades superiores; porque não há bautoridade csenão de Deus; e as autoridades que há são ordenadas por Deus.

O Senhor deu-nos um alerta para nos orientar nos julgamentos que fazemos dos outros: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados e com a medida com que medirdes vos hão de medir a vós. E por que reparas no argueiro que está no olho de teu irmão, mas não atentas para a trave que está no teu olho?

Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29:2.

É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É aCristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Provérbios 29:25 NAA
Quem tem medo dos outros cai numa armadilha, mas o que confia no SENHOR está seguro.

Quem paga o bem com o mal não afastará o mal da sua casa. O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore. Há duas coisas que o SENHOR Deus detesta: que o inocente seja condenado e que o culpado seja declarado inocente.

O sacerdócio é o poder de Deus.
Em poucas palavras, é o governo de Deus, seja na Terra ou no céu; pois todas as coisas na Terra e no céu são governadas por meio dele, de seu poder, decisão e princípios, e é por intermédio desse poder que tudo se sustém.

Porque as aflições do justo existem? Pode até parecer estranho, mas todas as aflições têm um propósito. Romanos 8:28 – Porque todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e são chamados segundo o seu decreto.

Os tributos servem para custear tanto a máquina estatal quanto os serviços públicos, como saúde, educação e segurança. De forma geral, eles incidem sobre três bases: o consumo, a renda e o patrimônio dos cidadãos e das empresas.