Quando o gestor é ruim?

Perguntado por: gcapelo8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Confira a seguir oito atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.

  • Criar um clima de ansiedade e medo.
  • Delegar poucas tarefas e responsabilidades.
  • Dar um feedback pobre aos colaboradores.
  • Ser pouco claro sobre metas e expectativas.

Um profissional considerado mau gestor é aquele que não sabe aproveitar as diferentes características e habilidades das pessoas que compõem a sua equipe e não busca desenvolver, por meio de cursos, novas responsabilidades e incentivos, as competências necessárias para o crescimento da mesma.

“A melhor forma de lidar é procurar conhecer a pessoa e saber como e quando devemos nos colocar. Ter um diálogo sempre, mas que seja reservado e de forma respeitosa para que não seja levado para o lado pessoal, que é uma tendência de pessoas emotivas”, aconselha a coach.

Os maiores erros de gestores

  • Não dar feedback. A falta de feedback pode ser desastrosa para a produtividade de uma empresa, seja esse retorno positivo ou negativo. ...
  • Não alinhar as expectativas. ...
  • Evitar conversas difíceis. ...
  • Reconhecer os aspectos errados no time de subordinados. ...
  • Evitar desligar profissionais de atuação fraca.

Perguntas para avaliação de desempenho para gestores

  1. Identificação de problemas. ...
  2. Tomada de decisões e Visão de cenário. ...
  3. Ética e transparência na comunicação. ...
  4. Administração de conflitos. ...
  5. Atuação, autodesenvolvimento e capacidade de treinamento. ...
  6. Construção de relacionamentos, colaboração e trabalho em equipe.

A gestão deficiente de um negócio pode gerar diversos problemas dentro de uma empresa, por exemplo, descontrolo no planeamento, nas contas, no atendimento, na equipa e até mesmo no equilíbrio emocional dos colaboradores.

Planejar, tomar decisões, conduzir, analisar e avaliar negociações, considerando os objetivos organizacionais, compartilhando-as com outros colaboradores, e de medir conflitos visando à resolução de problemas diante dos fatos do mundo contemporâneo é uma importante característica do gestor.

Uma boa gestão garante que o empresário tenha controle sobre a direção que está seguindo, além de antecipar e resolver problemas, otimizar a operação, ter domínio sobre as ações e tomar melhores decisões. Além disso, o processo também é essencial para empresas que desejam crescer ou atingir novos patamares.

Veja algumas dicas para fazer as críticas de forma profissional:

  1. Não seja emocional. ...
  2. Conheça a cultura da empresa e o seu chefe. ...
  3. “Conhece-te a ti mesmo” ...
  4. Escolha adequadamente o local da crítica. ...
  5. Critique o comportamento, não a pessoa. ...
  6. Atenha-se aos fatos. ...
  7. Utilize a técnica do sanduíche. ...
  8. Ofereça uma solução.

Liderança, iniciativa, agilidade, versatilidade, maturidade, pensamento estratégico… São muitas as qualidades que se esperam de um gestor. Principalmente no competitivo mercado atual, que vem exigindo desempenho acima da média e habilidades bem específicas de quem decide atuar na gestão de uma empresa.

Esforce-se para se distanciar da situação e tratá-la como se você fosse um terceiro e estivesse apresentando o caso por alguém. Não aponte o dedo. Seja o mais profissional que puder; não comece falando que seu chefe é mal-intencionado e inescrupuloso.

Este tipo de chefe não é bom em articular expectativas. Ele ou ela manda e-mails que são confusos e/ou faz exigências sem a definição dos parâmetros necessários. Muitas vezes eles não são responsivos, a menos que encurralados.

A falta de uma comunicação eficiente é também um dos maiores desafios para gestores. Para que esse aspecto possa ser melhorado, o líder deve atuar cada vez mais no engajamento dos profissionais, conscientizando-os da importância de serem transparentes e comunicarem suas dúvidas e preocupações sempre que surgirem.

Um gestor deve ter uma excelente capacidade de tomar decisões, já que passará com frequência por situações delicadas que envolvem uso de recursos internos, negociações, mudança de fornecedores, desligamento de funcionários e muito mais.

Um gestor eficiente deve saber negociar e distribuir tarefas de forma segura, bem como mostrar segurança e respeito pelo trabalho de seus colaboradores. Porém, é preciso controlar e acompanhar o desenvolvimento de cada ação, ou seja, precisa ser um agente que administra pessoas, projetos, serviços e processos.

Para distinguir qual é o seu perfil, você pode fazer um dos vários testes de liderança disponíveis no mercado. No entanto, se você é uma pessoa que tem facilidade para ser ouvido, consegue se comunicar bem e manter seus colaboradores engajados, é muito provável que você tenha potencial para a liderança.