Quando o gato vomita o remédio devo dar novamente?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A bula informa que caso ocorra vômito em até 1 hora da ingestão, administrar uma nova dose.

Se a maioria está vomitando, então talvez possa estar ocorrendo alguma coisa específica durante a administração que precisa ser avaliada. Seja o estresse, a quantidade de comida (ou o tipo de comida), a forma de administração, etc.

A ocorrência de vômitos, porém, deve ser considerada sinal de doença e, portanto, investigada quando: ocorre com frequência maior que duas vezes ao mês, se a frequência está aumentando e o gato está perdendo peso4.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

Passar por um estresse, ingerir ervas ou plantas que não são comestíveis e ter insuficiência renal também podem ser as causas de um gato vomitando. O melhor a se fazer é observar o aspecto do vômito e a frequência com o que o felino está passando mal. A frequência aceitável de vômitos em gatos é, no máximo, quinzenal.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos. Para amenizar os sintomas da infecção, poucos dias.

De 10 min a 1 hora: o tempo de absorção dos remédios depende da posição do corpo, revela novo estudo.

Cada infecção tem um tempo próprio para tratamento e normalmente o antibiótico começa a fazer efeito dentro de dois a três dias após o início do uso. Interromper o uso porque houve melhora dos sintomas pode levar à recaída dos sintomas e a bactéria pode se tornar resistente ao antibiótico.

Reação a remédios
É comum que, depois que você der a seu gato algum um remédio via oral, ele fique babando por um tempo. Isso acontece devido ao gosto do medicamento, que é forte e não é nada agradável para o bichinho.

Além disso, é comum ver o gato espumando após tomar o medicamento, mas calma! Isso é apenas sinal de que ele está tentando vomitar o medicamento. Embora seja um comportamento assustador, não representa risco.

Se o remédio for em comprimido, você pode cortar a abertura da seringa, para que o comprimido possa sair. Uma outra opção é triturar o comprimido e misturá-lo com água – para isso, procure orientação do seu veterinário, certificando-se que isso não diminuirá a eficácia do remédio.

Se a frequência do vómito aumentar, e o seu gato vomitar comida ou sangue, tiver problemas a engolir ou engasgar-se, deve marcar uma consulta com o seu veterinário. Os vómitos podem ser um sinal de diferentes doenças no gato incluindo problemas intestinais, de rins e do fígado.

O que deve fazer de imediato
Se o gato que está vomitando é adulto e está em bom estado de saúde, sem nenhum outro sintoma e não está desidratado, então é recomendável fazer uma dieta de 12 a 24 horas, dê-lhe água em pequenas quantidades pouco a pouco.

Camomila como remédio caseiro para gato com dor de estômago
Se o gato rejeitar o chá ativamente, não devemos forçá-lo. Neste caso, ofereça apenas água ou o caldo resultante do cozimento do frango, que é outro remédio altamente recomendado para um gato com dor de estômago.

No caso dos vômitos, esse estado do paciente dificulta a aplicação dos medicamentos, visto que ele pode vomitá-los após a ingestão. É essencial que o paciente faça uso dos remédios nos horários corretos, então, para saber como proceder nesse caso, basta observar o horário passado entre a ingestão do remédio e o vômito.

Primeiramente você deve descansar o estômago por algumas horas e não comer nada sólido e beber apenas líquidos claros. Um pouco mais tarde você pode comer comidas leves e suaves que são fáceis de digerir. Se você estiver vomitando muito, o melhor é tomar apenas pequenos goles freqüentes de líquidos claros.

Fazer repouso, numa posição que contrarie a aspiração do vómito e favoreça a sua expulsão especialmente nos bebés e crianças: deitados de lado; O esforço do vómito pode aumentar a produção de suor e é incomodativo.

Se o gato estiver vomitando bolas de pelo
O mais comum é que sejam de fato eliminadas pelas fezes. Ainda é considerado “normal” que um gato vomite bola de pêlo uma a duas vezes por mês (no máximo). Se os vômitos com bola de pêlo estiverem acontecendo mais do que uma vez a cada 15 dias, é indicado passar por consulta.

2 a 5 refeições

Gato adulto: um gato é considerado adulto a partir dos 12 meses de idade. Nesta fase da vida, o felino praticamente já se desenvolveu por completo e passa a comer maiores quantidades de alimento. Como vimos, o gato adulto deve comer de 2 a 5 refeições (ou mais) por dia, em porções adequadas.

A melhor forma de lidar com o vômito pós medicação é com bastante calma e paciência. Vômitos pós-medicação são bastante comuns, veja algumas orientações úteis para esse caso. Se o vômito for logo em seguida à medicação, aguarde de 30 a 40 minutos e repita.