Quando o gato vomita espuma branca o que pode ser?

Perguntado por: rguedes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Os parasitas intestinais, apesar de parasitarem o intestino, acabam afetando todo o trato gastrointestinal e levam o gato a vomitar espuma, geralmente esbranquiçada, com diarreia, apatia e emagrecimento. É mais comum nos filhotes, mas também pode ocorrer nos adultos.

O que pode ser vomitar uma espuma branca? Vomitar espuma branca pode significar indigestão, refluxo, intoxicação, irritação da mucosa intestinal, gastrite, ingestão de corpo estranho, presença de parasitas e até doenças mais graves, como a raiva.

A ocorrência de vômitos, porém, deve ser considerada sinal de doença e, portanto, investigada quando: ocorre com frequência maior que duas vezes ao mês, se a frequência está aumentando e o gato está perdendo peso4.

Muitas vezes, o carvão ativado é indicado para gato envenenado ou intoxicado, por conseguir se ligar à parte da toxina, impedindo que ela seja absorvida pelo organismo do animal e faça mal. Assim, é considerado um adsorvente de toxinas no trato gastrointestinal do animal acometido.

“A ondansetrona e o maropitan são dois deles. Esses medicamentos são prescritos principalmente para prevenção de vômito, quadros de vômitos agudos, pós-quimioterapia e após anestesias”, completa.

Passar por um estresse, ingerir ervas ou plantas que não são comestíveis e ter insuficiência renal também podem ser as causas de um gato vomitando. O melhor a se fazer é observar o aspecto do vômito e a frequência com o que o felino está passando mal. A frequência aceitável de vômitos em gatos é, no máximo, quinzenal.

Insuficiência hepática
Inclusive, o gato vomitando transparente pode ser uma indicação de que o animal venha a sofrer alguma situação mais grave, como explica a veterinária Lima.

Quais são os sinais de que o bichano está morrendo? O gato idoso morrendo, ou mesmo jovem e doente, fica deitado o tempo todo. Além disso, suas frequências cardíaca e respiratória diminuem ou aumentam muito, e seu corpinho fica mais frio.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

Primeiramente você deve descansar o estômago por algumas horas e não comer nada sólido e beber apenas líquidos claros. Um pouco mais tarde você pode comer comidas leves e suaves que são fáceis de digerir. Se você estiver vomitando muito, o melhor é tomar apenas pequenos goles freqüentes de líquidos claros.

Ele ocorre por causa de uma forte e incontrolável contração dos músculos abominais que levam ao aumento súbito da pressão intra-abdominal e, consequentemente, à expulsão do conteúdo gástrico.

Entretanto, fique atento ao observar um ou mais desses sintomas de gato envenenado:

  1. Salivação excessiva;
  2. Vômitos;
  3. Diarreia;
  4. Dor abdominal;
  5. Dificuldade respiratória;
  6. Convulsões;
  7. Perda de consciência,
  8. Alterações motoras.

Qual é o sinal de alerta veterinário? Leve o felino imediatamente ao consultório se vir o gato vomitando ração ou outra substância mais de duas vezes seguidas; ele estiver sem comer por mais de 12h; ele estiver com diarreia; já for diagnosticado com diabetes, doença renal ou hipotireoidismo.

A morte pode acontecer em algumas horas, dependendo do que ele ingeriu ou da dose do remédio dado. Caso identifique esses sintomas, leve imediatamente o seu animal ao médico-veterinário.

No geral, entre os principais motivos de intoxicação de cães e gatos, podemos destacar: Ingestão de plantas que possuem substâncias tóxicas para os animais; Ingestão de medicamentos que caem no chão ou são deixados em locais de fácil acesso; Administração equivocada de medicamentos pelo tutor.

Não podemos dar soro caseiro para gato, explica Marina, pois o soro caseiro não é efetivo para casos de desidratação, pois o felino não tomará espontaneamente – e forçar a ingestão pode estressá-lo.

Petprazol Omeprazol para Cães e Gatos, é um omeprazol indicado para os cães e gatos nos casos de úlceras gástricas e duodenais, esofagite por refluxo e quadros de hipersecreção gástrica. Também atua como coadjuvante no tratamento de úlceras causadas por Helicobacter pylori, por meio da supressão do seu crescimento.

Sintomas de bolas de pelo em gatos

  1. Prisão de ventre ou diarreia;
  2. Falta de apetite;
  3. Vómitos mais de uma vez ao dia;
  4. Sinais de cansaço e apatia;
  5. Mudanças de comportamento.