Quando o gato sai ele volta?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

São animais bastante visuais, capazes de reconhecer árvores, prédios, praças. Basta encontrarem algo que reconheçam para, a partir daí, conseguirem se orientar e voltar para casa. Mesmo quando estão em um lugar onde não enxergam nada conhecido, muitos gatos conseguem voltar para casa, ajudados pela memória olfativa.

A preocupação após a fuga do bichano é sempre a mesma, mas por quanto tempo é normal um gato sumir? Essa é uma pergunta frequente, especialmente quando é a primeira vez que o sumiço acontece. Infelizmente, não existe uma resposta certa para isso e vai depender muito de cada situação.

Atraia seu gato com comida
Assim, são maiores as chances de ele vir até você se estiver por perto. Você também pode fazer barulhos com a embalagem ou o próprio potinho de ração, pois com certeza o seu amigo reconhecerá o ruído do petisco que ele tanto ama. Afinal de contas, os bichanos são muito curiosos.

Circula pelas redes sociais a informação de que se um gato criado dentro de apartamento ou casa sair e se perder, a caixa de areia do animal deve ser colocada do lado de fora da residência porque ele sente o cheiro a 2 km de distância e pode encontrar o caminho do lar.

Assim como muitas espécies de animais, os gatos machucados tendiam a se esconder na natureza para que os predadores não os achassem e não os vissem como presas fáceis. Ou seja: é, na verdade, o instinto de sobrevivência do animal que o leva a disfarçar a dor e a sumir quando está machucado ou doente.

Mesmo quando estão em um lugar onde não enxergam nada conhecido, muitos gatos conseguem voltar para casa, ajudados pela memória olfativa. Essa é a capacidade dos animais que mais nos impressiona, pois o olfato humano chega a ser ridículo quando comparado com o deles, inclusive do gato.

Tem quem goste de chamar gato emitindo o som de “pss pss”, mas você também pode usar a sua criatividade para chamar a atenção do bichano. Apelidos - desde que eles não sejam usados para outras coisas - e comandos específicos para gatos como “aqui, gatinho” ou “cadê o gatinho” também são uma boa ideia.

Ao contrário do que muita gente pensa, os gatos não são animais noturnos. Porém, eles têm sim um ritmo um pouco diferente dos humanos. Gatos são animais crepusculares. O que significa que eles têm mais energia ao amanhecer e ao anoitecer.

Os gatos machos podem fugir nos nossos carinhos quando não estão castrados e chega a época do cio porque costumam estar mais ocupados a marcar território, afugentar a concorrência, escapar pela janela (com trágicos resultados muitas vezes) e seguir os seus instintos, do que a socializar com pessoas.

Olfato, audição e muita curiosidade
Uma das explicações para o gato te seguir até o banheiro pode estar no olfato bastante apurado dos felinos. O banheiro é constituído por uma mistura de odores que despertam uma sensação única, o que pode ser bem estranho para nós humanos.

Os gatos são extremamente sensíveis às nossas emoções. Por não dependerem da linguagem verbal como nós, eles aprenderam a interpretar muitos outros sinais, como nossa linguagem corporal, nosso tom de voz, nosso olhar, nosso cheiro e até a nossa energia.

Cheiros que os gatos adoram: hortelã, manjericão e menta
Você deve se perguntar porque os gatos gostam do cheiro de menta? A resposta é simples, a hortelã, o manjericão e a menta fazem parte da mesma família da catnip, a família Lumiaceae.

O real motivo para você não olhar nos olhos do gato está diretamente ligado ao seu instinto de sobrevivência. Desse modo, o felino entende que ao olhar diretamente nos olhos dele, você representa uma ameaça. Portanto, ele fará de tudo para se defender, inclusive, atacar.

Quando um gato olha para você, é um sinal de que ele se sente calmo e seguro ao seu lado. É também uma maneira de fazer você entender que é importante em sua vida e que ele precisa de você. Portanto, quando seu gato olha para você, você deve se sentir grato porque ele te ama e quer demonstrar isso.

Dê um pouco de atenção ao gato.
Você poderá se desculpar com o bicho passando tempo com ele. Faça algo simples, como ler um livro ou ouvir música, próximo ao animal; outra opção é passar um tempo fazendo carinho nele, sem parar. Também pode significar que você deve reservar partes dos dias para brincar com o gato.

Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. O olfato do gato não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo ou cominho.