Quando o gato gosta de uma pessoa?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Além de ser muito divertido para eles, quando um gatinho dá batidinhas com a cabeça na cabeça do seu dono é uma das formas mais comuns de saber como o gato tem sentimentos pelo dono. Essa é uma prova de que ele gosta e confia muito em você, além de ser um tipo de saudação do pet.

No caso de gatos de rua, se ele apareceu na sua porta e não foi mais embora, então ele te escolheu como dono. Outro sinal que confirma como o gato escolhe o dono é pelo comportamento. Se ele ronrona perto de você e te pede carinho, saiba que ele confia e gosta de você.

Segundo especialistas, esse comportamento comum à maioria dos gatos tem basicamente duas explicações: é sinal do afeto que une donos e animais, mas também tem origem no instinto territorialista (leia-se “espaçoso” mesmo) dos gatinhos.

Mas não é só isso: o seu gato pode sentir quando você não está bem, quando está estressado, triste ou mal-humorado. É nesse momento que ele provavelmente vai se aconchegar em você ou, pelo menos, pedir atenção, para tentar te ajudar e absorver essa energia ruim.

Meu gato me fica olhando enquanto durmo
É por isso que o seu gato gosta de te seguir pela casa e olhar fixamente para tudo o que você faz, porque tem interesse em saber o que faz o humano favorito dele.

Gatos se sentem vulneráveis quando fazem suas necessidades e pensam que você também se sente dessa forma. Então te acompanham quando você vai ao banheiro!

Os felinos são capazes de reconhecer o tutor pelo som da voz. Ao contrário dos cachorros, que costumam responder os comandos, os gatinhos entendem apenas quando são chamados pelo nome. Existe a teoria de que os felinos enxergam os tutores como seus semelhantes, ou seja, como outro gato.

Os felinos podem ser muito carinhosos e carentes, e eles demonstram tudo com gestos. É comum ver o gato lambendo o dono, por exemplo. Eles ronronam e podem invadir seu espaço para pedir carinho. Quando os gatos lambem os donos, esse é um sinal muito comum de desejo por atenção.

3) Gatos sentem quando estamos tristes
Não é à toa o amor de gato é bem visível nesses momentos tristes e difíceis: eles tentam fazer a gente se sentir melhor com a sua companhia e carinho, e dificilmente saem do nosso lado.

Os gatos têm glândulas que liberam feromônios por todo o corpo. Te marcar com esses feromônios significa que você faz parte do grupo. Quando ele dorme em cima de você, ele te marca para que possa ter certeza de que você tem um cheiro familiar e seguro. Dar cabeçadas ou se esfregar também fazem parte do mesmo processo.

O que mais gatos podem sentir e antecipar? Os gatos e muitos outros animais possuem sentidos aguçados e instintivamente conseguem sentir alterações na temperatura, na umidade do ar e mudanças anteriores a desastres ambientais, por exemplo.

Durante a noite, atuam como protetores para que espíritos negativos não se aproximem, o que os levam a dormir com seu dono. Mas às vezes, pode ser que eles não consigam eliminar toda a negatividade, em casos de muito estresse, por exemplo, ou quando há muitas pessoas na casa e apenas um gato.

O real motivo para você não olhar nos olhos do gato está diretamente ligado ao seu instinto de sobrevivência. Desse modo, o felino entende que ao olhar diretamente nos olhos dele, você representa uma ameaça. Portanto, ele fará de tudo para se defender, inclusive, atacar.

A postura corporal dele sempre está na defensiva - A linguagem corporal felina pode dizer muito sobre o que eles sentem. Por isso, se encontrar um gato com orelha para trás, corpo arqueado, rabo ereto e pelos eriçados, fique em alerta! Ele não gosta muito de você.

Cuidado com áreas sensíveis
Na hora de acariciar o rosto do gatinho, tome cuidado com as bochechas, onde ficam os bigodes dele, já que essa região é bem sensível e desconfortável ao toque. Regiões da barriga e bochechas são proibidas para a maioria dos gatos!

Gato mordendo: pode ser amor
Alguns gatos usam a mordida como uma forma de comunicação amorosa, assim também pode ser a resposta do gato quando ele está recebendo nosso carinho e nos retribui com uma mordida leve como demonstração de afeto.

Júlia Martinez, do Vida de Bicho, explica que os felinos têm esse hábito tanto para marcar território quanto para demonstrar carinho.

Se o seu gato se põe de barriga para cima à espera das suas festinhas, é um sinal de confiança absoluta. Além disso, se ele se esticar com a barriga fofinha virada para si é também um sinal de que o seu pequeno felino se sente muito feliz.

Afinal, por que gatos ronronam? Como dito antes, na verdade, essa é uma pergunta que ainda intriga muitos estudiosos. Geralmente, o ronronar é associado a um sentimento de alegria e satisfação. Isso, porque é comum que os gatos ronronem no colo de seus tutores enquanto recebem um carinho.