Quando o gato é castrado ele cruza?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

“Nos primeiros três meses após a cirurgia, é normal que os machos ainda apresentem certa carga hormonal. Assim, não é nada incomum quando um gato castrado tenta cruzar com fêmeas próximas”, comenta a doutora. Após esse período, no entanto, os instintos sexuais do pet devem desaparecer.

"O número de cromossomos dos dois (gato e cachorro) é diferente. Cientificamente é impossível este tipo de cruzamento, mas só o exame poderá determinar isso. Tudo pode não passar de um mal entendido", disse Pacheco. A distância evolutiva entre os bichos é a maior que pode existir entre dois mamíferos carnívoros.

Encontre os testículos.
Caso a bolsa esteja dura, são os testículos, sinalizando que o animal não é castrado; do contrário, ela será macia, indicando que ele foi recentemente castrado. Geralmente, a bolsa também estará com os pelos raspados se o gato for castrado.

Castração. A única maneira 100% efetiva para acalmar a gata no cio é a castração. Isso porque ela previne e controla o comportamento sexual dos felinos, assim como diversas doenças.

Isole o animal de quaisquer gatos machos.
Além disso, também evita que ela fuja de casa se notar algum macho na rua. Se tiver um gato macho na mesma casa, peça algum amigo para tomar conta dele ou deixe o bichano num hotel para animais. Caso permaneçam no mesmo local, ambos ficarão mais agressivos e acabarão cruzando.

Por isso, os especialistas recomendam que a alimentação de gatos castrados seja diferenciada da dos felinos inteiros. A primeira diferença está na quantidade de energia da dieta, que deve ser menor. Com isso, as rações para gatos castrados contêm menos gordura do que rações tradicionais.

Mesmo que sejam criados juntos desde pequenos, isso pode ocorrer. No entanto, por questões genéticas, não é indicado. Quando uma gatinha fica gestante de um parente, há mais riscos de ter filhotinhos com problemas de formação.

Não é não. Parentes próximos – sejam gatos ou cães – por razões genéticas, não devem ser acasalados porque os filhos terão grande chance de nascer defeituosos.

Durando uma média de 4 a 7 dias, o cio do animal é a hora exata para que aconteca o acasalamento e, em alguns casos, esse período pode ser um pouco maior.

Entretanto, alguns tutores relatam fugas mesmo com pets esterilizados. Se você está pensando “meu gato é castrado e foge”, saiba que a cirurgia não é a solução para todos os problemas comportamentais. Se o pet já possui o hábito de acessar a rua com frequência, ele irá continuar com os passeios indesejados.

mais tranquilidade: os bichanos castrados ficam mais calmos e menos agitados; menos interesse pela rua: depois da cirurgia, os gatos ficam mais caseiros; menos atividades: como ficam menos agitados, os pets castrados se exercitam menos; menos agressividade: esta característica é especialmente marcante em gatos ariscos.

Ainda nos três meses subsequentes à operação, os hormônios estão presentes no organismo do felino. Isso quer dizer que tanto machos quanto fêmeas podem apresentar o desejo de cruzar ou de sair para passear. Para observar como fica o gato depois de castrado, é necessário segurar a ansiedade e aguardar algumas semanas.

O primeiro sinal é o comportamento dengoso bem evidente: as gatas costumam rebolar e se esfregar no chão, deixando a genitália bem exposta. Apesar de todo mundo adorar dar um afago ao pet, durante o estro, ele pode ser um pouco incômodo. Além de excessivamente dengosas, as gatas às vezes apresentam sangramento.

Os felinos não têm um ciclo de cio regular. Em outras palavras, tendem a ter durações sazonais, que podem ter intervalos que mudam de acordo com o ambiente. Sendo assim, não existe uma resposta única sobre quanto tempo dura o cio de gato. Mas de modo geral, pode ser um período entre 5 ou 20 dias.

Os cheiros cítricos costumam afastar os bichanos, por isso, cascas de laranja, limão ou tangerina no acesso ao quintal podem ajudar a mantê-lo longe.

Portanto, podemos concluir que, sim, gato muito apegado ao dono é natural. No entanto, eles precisam de convívio social, afeto e contato com os humanos. Caso contrário, podem ficar estressados e tristes.

O que acontece, no caso dos gatos, é uma disputa por território, hierarquia e atenção do tutor! Por mais que às vezes seu filho de quatro patas pareça compreender tudo o que acontece na casa, a lógica dos pets é outra. Quando interpretamos isso como ciúmes, estamos humanizando os pets.

Já um gato castrado deve se alimentar cerca de duas ou três vezes ao dia com uma ração balanceada e sempre moderadamente. Uma das formas de fazer isso é diminuindo a quantidade de ração a cada vez que ele for comer.