Quando o funcionário erra ele tem que pagar?
O dano causado pelo empregado por culpa (negligência, imprudência ou imperícia) autoriza o empregador a efetuar desconto salarial se estiver previsto no contrato de trabalho (§ 1º do artigo 462 da CLT).
Quando o funcionário quebra algo ele tem que pagar?
O Empregado quebrou ou danificou algo da Empresa. Posso Descontar? Depende. O artigo 462 §1º da CLT autoriza o desconto no salário do empregado no caso de dano causado pelo empregado, seja pelo dolo (com a intenção de causar o prejuízo) ou nas seguintes modalidades…
Quem responde pelo erro do funcionário?
A partir de 1963, o STF adotou o entendimento de que é presumida a culpa do patrão pelo ato culposo do seu empregado (Súmula 341).
Quem deve ser responsabilizado pelos erros de um colaborador?
Lembre-se: existe uma coisa importante demais e que jamais pode ser esquecida: a responsabilidade é sempre, SEMPRE, da empresa. Não importa que seu funcionário tenha cometido o equívoco, ele estava lá, desempenhando aquela função, porque você o contratou.
Pode dar advertência e descontar do salário?
Redução salarial como advertência
Pode ser descontada todas as formas de remuneração. Também de acordo com a CLT, quando o colaborador perde um dia de trabalho sem justificativas, como o atestado médico, é permitido o desconto na folha de pagamento.
O que é responsabilidade do funcionário?
Todo empregado, como toda pessoa física, se submete à regra geral da responsabilidade civil prevista na lei (extracontratual) nos termos do art. 927 do Código Civil, segundo o qual "aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo".
Como lidar com erros de funcionários?
Foco na solução e não apenas em erros no trabalho
- Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
- Não foque no problema, foque na solução.
- Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
- Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
- Converse com o colaborador em particular.
Quem quebra paga?
Em regra, não é dever do consumidor pagar por produtos quebrados acidentalmente, conforme artigo 6º, inciso I, CDC, pois as lojas devem oferecer ambiente seguro que impeça situações de risco e acidente aos clientes.
Qual valor pode ser descontado do funcionário?
Quem tira essa dúvida é o artigo 82 da CLT, que diz que os descontos em folha de pagamento não podem ultrapassar 70% do valor do salário do colaborador. Essa regra tem como objetivo garantir que o funcionário tenha condições de viver de forma digna.
Pode dar advertência por erro no trabalho?
Unicidade: a advertência pode ser aplicada apenas uma vez contra uma atitude errada do empregado. Caso haja reincidência, outras medidas disciplinares devem ser tomadas; Proporcionalidade: a pena é equivalente ao erro cometido pelo colaborador.
O que a empresa não pode exigir do funcionário?
Forçar a demissão do empregado. Tirar seus instrumentos de trabalho, como telefone, computador ou mesa, para gerar constrangimento. Proibir colegas de falar ou almoçar com o trabalhador. Fazer circular boatos maldosos e calúnias sobre o trabalhador.
Quando o patrão desrespeita o funcionário?
A humilhação no trabalho é crime e o ofendido pode ingressar com uma ação judicial para ter reparado o dano sofrido. Essa situação é prevista no artigo 114 da Constituição Federal e no artigo 483 da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.
Quando o funcionário desrespeita o chefe?
De acordo com a legislação, a principal consequência para situações em que o trabalhador comete um ato de indisciplina ou de insubordinação é a demissão por justa causa CLT. Ou seja, se o funcionário infringir qualquer uma dessas regras do artigo 482 clt, poderá ser afastado das suas atividades laborais.
O que o empregador deve fazer com o empregado negligente?
Assim, o setor de RH ou DP é quem deve conduzir o empregado negligente a um ambiente reservado, sem a presença de outras pessoas, sobretudo funcionários da empresa, e informá-lo da advertência por desrespeitar uma norma corporativa ou do contrato de trabalho.
Quando funcionário falta e não traz atestado?
As faltas injustificadas podem causar demissão por justa causa. De acordo com o Artigo 482 do Decreto Lei nº 5.452 da CLT, um dos motivos que provocam a demissão por justa causa é a desídia. A desídia no universo corporativo entendida como o desleixo do funcionário em relação ao desempenho de suas funções.
O que é considerado má conduta no trabalho?
São inaceitáveis situações como postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; condutas ilegais; agir desrespeitosamente ou em desleixo; agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos.
O que acontece se eu não assinar a advertência?
Posso ter alguma punição por não querer assinar a advertência? A empresa não pode punir o trabalhador pelo fato do mesmo não querer assinar uma advertência. Portanto, utilize esse documento com clareza e de forma educativa, sempre orientando e comunicando o trabalhador de forma aberta e honesta.
O que fazer quando recebemos uma nota falsa?
Caso o dinheiro tenha sido sacado, procure um advogado de sua confiança para buscar o ressarcimento do valor perdido. A justiça tem entendimento vasto de que em casos de golpes, seja ele qual for, o Banco é responsável pelo ressarcimento dos valores que foram perdidos.
O que diz a lei sobre a falsificação do dinheiro?
O Código Penal (Art. 289) é claro: falsificar dinheiro é crime e pode dar prisão de 3 a 12 anos, além de multa. Além disso, passar para frente a moeda falsa é crime e se você recebeu de boa-fé, mas ficou sabendo que o dinheiro era falso e ainda assim colocou-o em circulação, também vai ser punido.