Quando o funcionário bom é tratado igual ao ruim?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Quando o bom funcionário é tratado igual ao ruim, o bom desanima e o ruim não melhora.

Como perder um bom funcionário

  • Rotatividade nas empresas: sobrecarga de trabalho.
  • Reconhecimento.
  • Preocupar-se com o próximo.
  • Honrar os compromissos.
  • Dar espaço à criatividade.
  • Faça desafios.

Tente descobrir as razões por detrás do comportamento dos colaboradores difíceis. Na medida em que você conversa com o funcionário difícil, ouça atentamente o que ele diz. Permaneça calmo e também positivo, mas mantenha-se imparcial e evite julgar. Faça perguntas que não possam ser respondidas em uma ou duas palavras.

Exemplos bons de frases para demitir um funcionário
Veja alguns exemplos: “Há alguns meses venho te notificando que seus resultados estão muito abaixo das nossas metas. Veja que, nos últimos meses, seus resultados foram X, Y e Z, sendo que nossas metas eram A, B, C.

Como identificar funcionários desmotivados?

  1. Falta de foco no trabalho.
  2. Aumento de absenteísmo.
  3. Passar muito tempo longe da estação de trabalho.
  4. Atrasos frequentes.
  5. Mudanças de comportamento e humor.
  6. Observações ou comentários inapropriados sobre outras pessoas.
  7. Distanciamento de colegas.

Um profissional feliz é aquele que mantém sua vida profissional e pessoal em constante equilíbrio, bem como sua saúde e bem-estar. Ainda, é aquele que realiza suas tarefas com assertividade, uma vez que já dialoga e oferece/recebe feedbacks saudáveis de seus gestores.

Aprenda a se comunicar bem, com clareza e confiança. Seja proativo, tome iniciativa para agir e solucionar situações. Um bom funcionário trabalha com seriedade e dedicação, mantendo em mente a missão da organização e agindo de acordo com os seus valores.

Eles se preocupam no impacto social que a empresa gera, quais ideais ela defende e qual a sua missão no mercado de trabalho. Portanto, bons funcionários estão em busca de realizações pessoais no trabalho que coincidem com seus valores individuais. E quando não encontram isso, pedem demissão na primeira oportunidade.

Foco na solução e não apenas em erros no trabalho

  1. Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
  2. Não foque no problema, foque na solução.
  3. Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
  4. Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
  5. Converse com o colaborador em particular.

Entre as subcategorias desse fator estão a falta de pontualidade, não cumprimento de decisões do(a) chefe pela dificuldade de se adaptar a novos métodos, brincadeiras de excessivas/mau gosto e diminuição de produtividade após os meses se passarem.

As 7 máximas do péssimo funcionário

  1. 1 Comprometimento zero.
  2. 2 Apropriar-se das ideias dos outros.
  3. 3 Não aceitar feedbacks.
  4. 4 Falar mal de lugares e colegas com quem já trabalhou.
  5. 5 Puxar o tapete.
  6. 6 Chegar sempre atrasado.
  7. 7 Descontrole emocional.

Pode se dar de forma verbal ou escrita. Recomenda-se a forma escrita, sendo transcrita no livro ou ficha do empregado, cabendo destacar que não se deve inserir na carteira de trabalho anotações que o desabonem. A reiteração da conduta faltosa poderá ensejar demissão por justa causa.

O melhor funcionário é aquele que emite opiniões positivas, participando de decisões e controvérsias. É aquele que “veste a camisa da empresa”; que “briga” pela empresa e demonstra interesse pelas “coisas” da organização, querendo saber sobre o seu passado, a data da fundação e outras informações.

Pontos para avaliar em um funcionário: o que você deve buscar?

  1. nível de execução das tarefas impostas;
  2. cumprimento dos prazos;
  3. qualidade do trabalho executado;
  4. criatividade na resolução de problemas;
  5. opinião dos clientes e dos colegas;
  6. receita gerada pelas vendas;
  7. proatividade;
  8. capacidade de liderança.

O profissional ideal precisa ter uma visão de mercado abrangente, saber lidar com feedbacks e absorver novos conhecimentos sempre, de forma a melhorar suas habilidades. Assim, ele pode produzir valor para o empreendimento continuamente.

Na hora de demitir um funcionário, procure manter um tom calmo na conversa e seja bastante claro sobre as suas motivações — se for o caso, leve consigo o relatório de aproveitamento ou de feedbacks anteriores. Esteja preparado para todo o tipo de reação: choro, raiva, silêncio e inconformismo.

Demitir alguém na sexta-feira pode causar um impacto emocional significativo no colaborador, uma vez que ele terá todo o final de semana para lidar com a situação. Isso pode levar a um desgaste emocional maior, além de prejudicar o clima organizacional.

Sendo assim, o primeiro passo para avaliar os níveis de insatisfação no trabalho e identificar os sinais que podem representar uma insatisfação no trabalho:

  1. Queda na produtividade;
  2. Desmotivação;
  3. Pressa para ir embora;
  4. Pouca ou nenhuma interação com os colegas de trabalho;
  5. Faltas injustificadas com frequência.

Ao notar que um funcionário está com sinais de desmotivação, chame-o para conversar. Pergunte ao colaborador, de maneira amistosa, se existe algum problema e se há algo que você possa fazer para ajudar. Este gesto será sempre apreciado e, por vezes, pode ser suficiente para resolver o problema.

O custo de funcionários infelizes
Perda de funcionários significa perda de receita e a Society for Human Resource Management (SHRM) estima que os custos com rotatividade podem ser de até 300% do salário base do funcionário demitido.