Quando o formigamento é preocupante?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Para indicar uma doença mais grave, o formigamento deve estar associado a outros sintomas. As possíveis doenças são: diabetes, infarto, AVC, doenças renais, hérnia de disco, deficiência de vitaminas, crise de ansiedade e estresse, esclerose múltipla e Guillain-Barré.

Essa sensação de formigamento ou dormência nos membros do corpo tendem a a aumentar a ansiedade ou panico devido ao medo que o individuo fica de estar acometido de problemas cardíacos ou algo mais sério que irá destabiliza-lo.

A sensação de formigamento ou dormência nos braços ou pernas requer atenção. Quando os episódios ocorrem sem causa aparente ou de forma repetida, isso pode indicar problemas de saúde mais sérios, que exigem diagnóstico e tratamento médico.

Quais são os principais sintomas?

  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Após um AVC, é normal sentir formigamento (no braço esquerdo, por exemplo)…

suor frio repentino: condição mais comum em mulheres que pode indicar arritmia, hipertensão ou infarto; espasmo no pescoço e na mandíbula: dor aguda no pescoço ou na mandíbula de forma gradual ou súbita; dor torácica: é mais comum em homens e pode ocorrer no peito em direção ao coração.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

É comum que aconteça dormência junto com uma sensação de formigamento. Você pode ter sentido essa sensação se já teve um braço ou uma perna “adormecido” por ser colocado em uma determinada posição por muito tempo. Essa sensação também pode se parecer com: queimação.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Algumas formas naturais para tratar o formigamento no corpo são:

  1. Exercícios físicos. ...
  2. Alongamentos. ...
  3. Massagem. ...
  4. Alimentação. ...
  5. Acupuntura. ...
  6. Banho de imersão com sais de Epsom.

Dormência é uma sensação como a que ocorre durante o efeito de anestesia local, por exemplo, para tratamento odontológico. Formigamento é o que se sente quando deita de mau jeito, por cima do braço. Em ambos os casos, a sensação é transitória e a recuperação é completa.

A parestesia é a sensação de picadas, formigamento ou dormência que acontece em partes do corpo, como o rosto, mãos ou pernas, sendo geralmente transitória e causada por ansiedade, estresse ou mesmo por dormir sobre um braço, por exemplo, nem sempre indicando um problema sério.

O médico mais indicado para acompanhamento destes sintomas é o neurologista.

A pressão arterial pode estar normal durante um AVC. O que mais importa para saber se está tendo um AVC é se há perda de alguma função que existia antes (força, sensibilidade, coordenação, fala, visão, etc), esecialmente de apenas um lado do corpo.