Quando o feto está abaixo do peso?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O feto é diagnosticado como PIG (pequeno para a idade gestacional), quando seu peso se encontra menor ou igual ao percentil 10% para sua idade gestacional. Desses fetos, cerca de 70% são fetos pequenos constitucionais, e não apresentam risco de aumento da morbimortalidade perinatal.

O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto. O magnésio também deve estar presente nessa fase, pois favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.

O que ele pode indicar e quando merece atenção? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os riscos gestacionais são maiores quando o percentil fetal está abaixo de 10 (restrição ao crescimento fetal) ou acima de 90 (macrossomia fetal).

O feto é diagnosticado como PIG (pequeno para a idade gestacional), quando seu peso se encontra menor ou igual ao percentil 10% para sua idade gestacional.

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

Além disso, um peso inferior a 2.500g, mesmo quando adequado para idade gestacional também é considerado fator de risco para com- plicações neonatais.

Fatores como a prematuridade; falta ou deficiência de assistência pré-natal; idade materna; situação conjugal; baixo nível de escolaridade materna; paridade; abortos prévios; história prévia de filhos de baixo peso e recém-nascidos do sexo feminino se apresentaram com associação e representatividade significante para a ...

  • Hipertensão materna.
  • Diabetes mellitus.
  • Desnutrição materna.
  • Consumo de álcool e drogas durante a gravidez.
  • Gestação múltipla.
  • Placenta prévia.
  • História de recém-nascido de baixo peso em gestação anterior.

Vitaminas
Suas maiores fontes são: carnes, arroz e macarrão integrais, gérmen de trigo e outros cereais integrais, levedura de cerveja, lentilha, grão-de-bico, feijão-branco, nozes, sementes de girassol, banana, e peixes como atum e salmão.

Os alimentos enlatados, incluindo frutas, vegetais e refrigerantes, são prejudiciais à saúde da gestante e seu bebê. Afinal, podem conter Bisfenol (BPA), uma substância tóxica que afeta a atividade endócrina do feto e provoca problemas de fertilidade, câncer, doença hepática e doença cardíaca.

Ácido fólico:
Importante vitamina associada à formação do tubo neural do feto. É encontrada no fígado de boi e de frango, feijão, lentilha, espinafre, brócolis, gérmen de trigo, repolho, banana, frutas cítricas e ovos. Se houver necessidade, o médico poderá recomendar uma suplementação da vitamina.

A maioria dos casos de restrição do crescimento intrauterino (RCIU) é secundária a distúrbios do desenvolvimento da placenta o que prejudica em graus variáveis a oferta de oxigênio e nutrientes indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento do feto.

Atualmente, há evidências de que a volumetria de membros fetais associada às medidas bidimensionais é o melhor preditor da estimativa de peso fetal, apresentando margem de erro de 6 a 7%.

Quando a termo, fetos normais chegam a pesar 3400g. Durante as últimas semanas, o feto ganha aproximadamente 14g ao dia.