Quando o feto é considerado grande?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O feto macrossômico trata-se utilizado para definir um feto grande, mais precisamente aquele cujo peso é superior a 4.000g, veja mais informações. O feto macrossômico é um termo utilizado para definir um feto grande, mais precisamente aquele cujo peso é superior a 4.000g.

6 dicas para manter o seu bebê saudável

  1. Leite materno.
  2. Dê somente a comida que o bebê precisa.
  3. Evite alimentos industrializados e açucarados.
  4. Dê alimentos sólidos e saudáveis.
  5. Estimule o movimento.
  6. Dê bons exemplos.
  7. Bebê gordinho não é bebê saudável.

O feto já mede entre 44 e 60 mm, da cabeça às nádegas, e pesa cerca de 40 g. Até o final dessa semana, o corpo do feto já dobrou de tamanho e a cabeça terá quase metade do tamanho do corpo.

O peso considerado normal para um bebê ao nascer varia entre 2.500 a 4.200 gramas. Um bebê é dito ter baixo peso ao nascer quando pesa menos do que estes valores de referência ao nascimento, independentemente da idade gestacional, seja ele prematuro ou não.

Os fatores de risco para a macrossomia fetal são: obesidade materna, diabetes, história prévia de fetos macrossomicos, gravidez prolongada, ganho de peso materno excessivo durante a gestação, multiparidade e idade materna avançada.

Note que o período de maior ganho de peso do bebê é entre 26 a 38 semanas. Após a 38° semana de gestação o crescimento é novamente lento, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa. Para se ter uma idéia, geralmente com 28 semanas o bebê atinge 1.000g e com 34 semanas cerca de 2.500g.

No período de maior crescimento fetal, os bebês ganham, em média, entre 150g e 200g de peso a cada semana.

Se o valor medido for baixo em comparação ao número de semanas, é possível que o feto seja menor que o esperado. Uma ultrassonografia. leia mais pode ser realizada para determinar o tamanho do feto e calcular o peso do feto para confirmar o diagnóstico de bebê pequeno para a idade gestacional.

Diversos estudos demonstram que não há benefícios em se realizar indução ou cesariana eletiva quando o concepto de uma gestante normal pesa entre 4500g e 5000g, aguardando-se a evolução do trabalho de parto.

"Bebês que se aproximam de quatro quilos perto das 39 semanas é contraindicação relativa de parto vaginal", diz. "Mas se a mulher entra em trabalho de parto e evolui, tudo bem".

Bebês como o Gael se encaixam dentro do quadro de uma condição chamada macrossomia, que abrange recém-nascidos com mais de 4kg.” De acordo com especialistas, bebês gigantes podem sim ser frutos da sua herança genética, caso a família apresente uma estatura além do convencional.

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

Nessa fase, seu corpo cresce mais que a cabeça, tornando corpo e membros proporcionais. O bebê inicia essa fase com aproximadamente 700 gramas, encerrando com 1250 gramas, e cerca de 30 centímetros.

Os bebês que estão abaixo do percentil 10 são bebês chamados pequenos para a idade gestacional, enquanto que os que estão acima do percentil 90 são considerados grandes para a idade gestacional.

Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora.

A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana. O termo 'comer por dois' durante a gravidez é um mito que não deve ser seguido. Basta um aumento de 200 a 300 kcal por dia na dieta para que a gestante consiga atingir a meta de 0,5 kg por semana.

Cuidados essenciais na dieta e nos hábitos de vida durante o terceiro trimestre

  1. Aumente o consumo calórico. ...
  2. Continue tomando os suplementos vitamínicos. ...
  3. Beba muita água. ...
  4. Valorize o consumo de fibras alimentares. ...
  5. Não se esqueça dos alimentos ricos em vitaminas e minerais. ...
  6. Valorize a ingestão alimentos ricos em gorduras boas.

Lembre-se que o mais importante é sempre manter um hábito alimentar saudável, rico em vitaminas e proteínas, além de tudo esse é só o começo e, depois que o bebê vier ao mundo, muitas outras preocupações virão. E isso é muito positivo!