Quando o feto começa a ter vida?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Não há um tempo exato da "viabilidade" fetal (a habilidade de sobreviver fora do útero), mas um feto que tem ao menos 24 semanas pode ser "viável" (sobreviver) se for dado cuidado intensivo após o parto.

Embrião é o produto da concepção (concepto) do momento da fecundação até 8 semanas de vida embrionária. Feto é o bebê em formação desta época até o fim da gestação. Navegue pelo menu acima, escolhendo o estágio do desenvolvimento embrionário desejado ou caminhando fase a fase pelas setas.

O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.

Durante o primeiro mês, seu bebê é realmente minúsculo e tem aproximadamente o tamanho de uma cabeça de alfinete. Você poderá notar um pequeno sangramento causado pela nidação, o implante do óvulo fecundado no útero.

Ele passa por rápido desenvolvimento celular, apresentando inicialmente cerca de 1 centímetro de comprimento, encerrando essa fase com aproximadamente 17 centímetros; quando seu corpo se apresenta mais ereto e alongado.

Desenvolvimento Fetal: No segundo mês de gravidez, seu pequeno desenvolve características faciais, como a boca, a língua e o nariz. As pálpebras estão fechadas e não abrirão tão cedo. As orelhas crescem e ficam mais próximas do formato que possuirão. Além dos dedos das mãos e dos pés, pequenas unhas crescerão.

Nesta terceira semana e na próxima, o ovo será alimentado por nutrientes presentes na trompa uterina e no útero. Só para você ter uma ideia, neste exato momento, seu bebê mede cerca de 0,15 mm, o tamanho da cabeça de um alfinete.

SEMANA 5 – 2º dia
A placenta começou a se formar na semana passada, e o cordão umbilical está trabalhando totalmente para canalizar os nutrientes necessários do seu corpo ao do embrião. O oxigênio, os aminoácidos, a gordura e os açúcares são essenciais nesse projeto incrível de construção de um ser humano.

A avaliação de vitalidade fetal pode ser feita pelo ultrassom.

9. A partir de quantas semanas é possível ouvir o coração do bebê? Os batimentos cardíacos são audíveis a partir da quinta semana com o uso do ultrassom. Entre a 12ª e a 14ª semanas de gestação é possível ouvir o coraçãozinho do bebê com outro equipamento, o sonar Doppler.

Vai depender do tamanho da medida do embrião. Com um comprimento (CCN) até 7mm é tolerável não ouvir o batimento, então é recomendado repetir a ultrassonografia em 10-15 dias. Mas acima desse tamanho devemos visualizar e ouvir.

Dá-se quando o embrião ou feto morre ou deixa de se desenvolver, mas fica retido, juntamente com os produtos da conceção (feto, placenta e saco amniótico), no útero materno, durante semanas e até meses.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino
Segundo pesquisa realizada pela revista New Science, mulheres grávidas de meninas tendem a ter maior probabilidade de sofrer enjoos fortes ou com maior frequência no começo da gravidez.