Quando o exame de fezes da Positivo?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Positivo significa que foi identificada a presença de sangue oculto nas fezes. Neste caso, o próximo passo geralmente é a colonoscopia, que serve para identificar a causa do sangramento e orientar o tratamento adequado.

Presume-se que a pesquisa de sangue oculto, quando realizada anualmente, reduz a mortalidade por câncer do intestino em 15% a 33%, representando um ganho de vida similar ao observado no rastreamento com colonoscopia a cada dez anos. Atualmente apenas cerca de 25% dos tumores são detectados precocemente.

O resultado positivo para sangue oculto nas fezes indica a presença de fragmentos sanguíneos no trato gastrointestinal do paciente e, por isso, é indicado fazer uma colonoscopia ou endoscopia para identificar a causa do sangramento e iniciar um tratamento.

Mas também fazem parte da lista amiloidose, doença de Whipple, doença celíaca, fibrose cística, enterite, diverticulose, linfoma, doença hepatobiliar, doença pancreática, intolerância à lactose e até predisposição à hipertensão e diabetes.

Uma das doenças que o exame de fezes pode indicar são as infecções por parasitas (popularmente conhecidos como vermes). É possível identificar a presença de partes ou, até mesmo, dos parasitas completos no fragmento das fezes fornecidas para exames.

Sangue oculto: casos de sangue oculto são aqueles em que, apesar de a secreção não ter sido digerida, só é possível vê-la por meio do exame de fezes.

Outros sinais do câncer de intestino para se atentar
Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia) Sangue nas fezes. Fraqueza. Fezes pretas ou de cor escura.

5 possíveis causas de sangue nas fezes

  1. HEMORRÓIDAS. As hemorróidas são a causa mais comum de sangramento ao evacuar. ...
  2. FISSURA ANAL. A fissura anal consiste em um corte que se desenvolve na borda anal. ...
  3. DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS. ...
  4. SANGRAMENTO DIVERTICULAR. ...
  5. CÂNCER COLORRETAL.

Existem relatos de pacientes que demoraram para procurar um especialista, por subestimarem o sangramento, e acabaram sendo diagnosticados com câncer colorretal em estágios avançados. Por isso, qualquer tipo de sangue nas fezes deve ser comunicado ao médico.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Também existem alguns medicamentos que podem causar sangue nas fezes, principalmente os anti-inflamatórios e os anticoagulantes. Outras situações que alteram a coloração das fezes mas que não representam perigo são: ingestão de comidas ricas em ferro (feijão e carne vermelha, por exemplo);

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

Verminoses são doenças causadas por vermes cujos principais sintomas são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios. As verminoses são doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro.