Quando o exame ca-125 é considerado câncer?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Quais são os resultados possíveis para o exame CA 125? Resultados até 35.00 U/mL são considerados normais. Resultados acima de 35.00 U/mL são considerados altos e devem ter acompanhamento médico. Isso não necessariamente significa que haja câncer.

O valor normal de referência é de 25 u/ml. Níveis elevados de CA 15-3 foram observados em várias outras neoplasias, tais como câncer de ovário, câncer de pulmão, câncer de cólon, hepatocarcinoma e linfomas.

Foram estabelecidos 2 pontos de corte para os valores do Ca-125: 20 U/mL e 30 U/mL. O valor preditivo positivo do teste no grupo de mulheres com diagnóstico de endometriose sem endometrioma ovariano foi de 92,9% quando o Ca-125 estava >30 U/mL.

O biomarcador tumoral CA125 é uma glicoproteína de alto peso molecular, originada no epitélio celômico1. Níveis elevados de CA125 estão associados a diversos tipos de câncer, tais como câncer de mama, de pulmão e, mais frequentemente, câncer de ovário2.

Malignidade é a tendência de uma doença, especialmente tumores, de se tornarem progressivamente piores e potencialmente causar a morte. É caracterizada pelas propriedades de anaplasia, invasão e metástase. Maligno(a) é um termo médico adjetivo usado para descrever uma doença grave e de piora progressiva.

Quando o tumor é tratado com cirurgia e/ou quimioterapia, o nível de CA125 no sangue pode diminuir, o que indica uma resposta positiva ao tratamento.

Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125. O ultrassom transvaginal pode diagnosticar uma massa no ovário, mas não pode realmente afirmar se é maligna ou benigna.

Sintomas e Sinais do Câncer de Ovário
Se a mulher sentir um, ou mais, dos sintomas seguintes na maioria dos dias e por um período de três semanas, deverá discutir as preocupações com o seu médico: Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo (não é o inchaço casual) Dificuldade de comer / sensação de plenitude.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

O CEA não é usado para diagnosticar ou detectar o câncer de intestino, mas é o marcador de tumor preferido para ajudar a prever o prognóstico em pacientes com câncer colorretal. Os valores normais variam de laboratório para laboratório, e os fumantes costumam ter níveis mais altos.

Marcador tumoral é uma substância encontrada no sangue, urina ou tecidos biológicos que numa concentração superior a um determinado nível pode indicar a existência de um câncer .

Exame de sangue CA 125 – este exame serve para avaliar a quantidade de proteínas CA-125 na corrente sanguínea. Valores aumentados de CA-125 podem indicar a presença de endometriose. Ultrassonografia transvaginal – a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica.

Entre os principais marcadores tumorais estão: AFP (alfafetoproteína); MCA (antígeno mucóide associado ao carcinoma); Cromogranina A; BTA (antígeno tumoral da bexiga); Telomerase; NMP22 (proteína da matriz nuclear); Cyfra 21.1; PAP (Fosfatase Ácida Prostática); CA 72.4; ß-HCG (gonadotrofina coriônica humana); CA 125; ...

A história da paciente, o exame físico, a ultrassonografia transvaginal e a medida no sangue do marcador tumoral CA-125 é o que se tem atualmente para buscar um diagnóstico precoce.

CA 125 é uma proteína que ocorre naturalmente no corpo e que pode servir como um marcador tumoral para cânceres de ovário e endométrio, além de um indicador da presença de tumores em órgãos como fígado, pulmão, mama, reto e estômago.

É importante salientar que várias substâncias que ingerimos podem alterar o valor destas proteínas, como o cigarro de nicotina pode aumentar o CEA, uso de maconha pode aumentar o B-HCG e biotina. Para o caso de marcadores tumorais nos tumores, os exames podem ser feito na biópsia ou na peça tumoral.

O câncer avançado é quando o câncer que porta a pessoa começa a crescer e a disseminar-se a outros órgãos, com o crescimento do câncer as opções de tratamento começam a se limitar, os cuidados paliativos aumentam e se tornam o objetivo principal do atendimento do paciente e sua família.

Lesão Intraepitelial escamosa de alto grau (HSIL)
É um achado que indica grande risco de existirem lesões pré-malignas moderadas/avançadas (NIC 2 ou 3) ou mesmo câncer já estabelecido. O risco de um resultado HSIL ser NIC 3 na biópsia é de 50%. O risco de um resultado HSIL ser um câncer é de 7%.

Em geral, há três graus de agressividade: 1 (bem diferenciado), 2 (moderadamente diferenciado) e 3 (pouco diferenciado). Quanto maior o grau, mais rápido é o crescimento desse tumor e mais perigo pode oferecer ao paciente se não for iniciado o tratamento.

Tumores de baixo potencial de malignidade
Alguns tumores epiteliais de ovário, quando visualizados ao microscópio não parecem ser claramente cancerígenos. Esses são denominados tumores de baixo potencial de malignidade.