Quando o exame Beta hCG da indeterminado O que significa?

Perguntado por: lcaetano3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

O beta hCG indeterminado aparece nos casos em que não há quantidade suficiente do hormônio para um positivo, mas também não é uma quantia tão baixa que seja considerado negativo. Este beta HCG indeterminado pode dar um verdadeiro nó na cabeça da mulher!

Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.

Um ponto importante a se tratar é quando o beta HCG indeterminado não evolui. Ou seja, quando se repete o exame em tempo sugerido e o valor não aumenta, mas também não reduz. Ou então se cai bastante o valor. O recomendável nesses casos é refazer o exame.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Teste de gravidez inconclusivo
Se a mulher tomou algum remédio contendo hormônios ou está com uma quantidade abaixo da contagem do aparelho (menor que 25 mIU/ml) o resultado pode ser inconclusivo e deve-se repetir o teste após 5 dias, ou segundo a orientação médica.

Então, se você fez o exame de Beta HCG quantitativo muito cedo, pode repetir após o tempo necessário e, assim, saber se está ou não indo adiante e em perfeita ordem. A unidade usada para contar a quantidade de HCG é chamada mUI/mL, e ela determina a quantidade hormonal por mL de sangue.

Um nível baixo de hCG pode significar várias coisas e deve ser verificado novamente dentro de 48-72 horas para ver como o nível está mudando. Um nível baixo pode indicar: Erro no datismo menstrual. Possível aborto espontâneo ou gravidez anembrionada.

Até 5 mUI/mL: beta hCG negativo. Indica que não há gravidez; De 5 a 25 mUI/mL: beta hCG inconclusivo. Pode indicar que não há gravidez em curso ou que há uma gravidez em fase muito inicial, quando o beta hCG ainda está em concentrações muito baixas para ser detectado.

Quando a mulher está nas primeiras semanas de gestação, os níveis hormonais de beta HCG se encontram acima de 25 mIU/ml. Porém, caso o exame aponte níveis hormonais entre 5 mlU/ml e 25mlU/ml, é recomendado realizar o teste novamente após três dias para que possa ser confirmada ou não a gestação.

A principal causa de Beta hCG falso negativo é um exame feito antes do tempo certo. Algumas pessoas ficam ansiosas por terem tido relações sexuais sem nenhum tipo de método contraceptivo e faz o teste de gravidez poucos dias depois, antes mesmo qualquer atraso no ciclo menstrual.

A resposta é sim. Embora os exames de gravidez sejam cada vez mais precisos, uma série de motivos pode alterar o resultado. Além disso, o ideal é esperar o atraso menstrual para realizar o exame. Ao esperar o atraso menstrual a chance do seu exame dar errado será muito menor.

Os sintomas iniciais se assemelham a uma gestação normal, como menstruação atrasada, mamas doloridas, náuseas e teste de gravidez positivo. Outros sintomas como, dor pélvica importante com sangramento vaginal, que pode ser mais ou menos intenso, escuro ou aguado que o normal, reforçam a suspeita da gravidez tubária.

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

4 semanas de gestação: entre 5 e 426 mIU/ml.