Quando o estômago dói o que significa?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Se você sente dores frequentes no estômago, isso é sinal de que algo não está bem. Essa dor pode ser um sintoma de vários problemas, como refluxo, gastrite, úlcera e até mesmo câncer. Ou seja, estar atento aos pequenos sinais lhe ajuda a evitar possíveis complicações e receber o melhor tratamento.

Dor abdominal. Desconforto no abdome, normalmente acima do umbigo. Sensação de plenitude na parte superior do abdome, após uma refeição leve. Azia ou indigestão.

Principais sintomas do câncer de estômago

  • Queimação na região da boca do estômago;
  • Vômitos, com ou sem a presença de sangue;
  • Fezes escurecidas;
  • Sensação de inchaço após se alimentar;
  • Náusea e indigestão;
  • Dor de estômago persistente;
  • Perda de peso não intencional.

O que é gastrite? Caso você tenha a sensação de dor na região da “boca do estômago”, saiba que isso pode ser muito mais do que uma simples queimação. Isso porque, esse é um dos principais sintomas da gastrite, que é definida como uma inflamação, que acontece no revestimento interno do estômago.

Chá de hortelã
A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

Os chás indicados para alívio da dor de estômago são o de espinheira-santa, hortelã, malva, entre outros. Esses e outros chás receitados para dor e desconforto na região agem como calmantes e antiácidos, e devem ser consumidos como preventivo, logo após as principais refeições, ou após o início dos sintomas.

Fadiga; Sangramento digestivo, pode se apresentar como vômitos com sangue ou líquido escuro; Fezes escurecidas, com textura pastosa e cheiro muito forte devido à presença de sangue digerido; Dor quando o estômago é palpado.

O câncer de estômago costuma ter desenvolvimento lento e raramente causa sintomas. Quando o faz, os principais são perda de peso e apetite e fadiga. O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, ocorre em função de um crescimento anormal de células. Ele se desenvolve lentamente, durante muitos anos.

Desconforto no estômago
Outro sinal que persiste quando há câncer gástrico é o recorrente desconforto na região abdominal, principalmente onde o estômago está localizado. Outros problemas podem aparecer simultaneamente. Alguns deles são azia constante, dor localizada e sensação de inchaço na região.

O câncer de estômago se desenvolve lentamente ao longo de muitos anos. Antes do aparecimento do câncer propriamente dito, alterações pré-cancerígenas ocorrem no revestimento interno do estômago (mucosa). Estas alterações precoces raramente causam sintomas e, portanto, muitas vezes passam despercebidas.

Entre os sintomas de úlcera, podemos destacar:

  • dor de estômago que parece como uma queimação na boca do estômago e fica pior quando o paciente não se alimenta;
  • vômitos e náusea;
  • vômito com presença de sangue;
  • fezes avermelhadas devido à presença de sangue.

O câncer no estômago, por exemplo, é um dos que faz o paciente perder mais peso. Em casos de câncer de intestino, próstata, mama, a perda de peso não é importante, mas quem tem problemas no estômago logo sente falta de apetite e isso tem que ser investigado e não comemorado”, pontua o médico do HCor.

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

A dor de estômago é definida como sendo uma sensação de dor, desconforto ou incômodo na parte superior e central do abdômen, logo abaixo do osso esterno.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino. Ao longo do dia, o hábito é fundamental na eliminação de toxinas por meio do suor, das fezes e da urina. A farinha de trigo, macarrão e o arroz integral, ajudam a varrem as toxinas para fora do organismo.