Quando o estômago dói o que pode ser?

Perguntado por: icalixto6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Dentre as principais causas de dor na região do estômago citamos a gastrite ou úlceras gástricas e duodenais. Os principais responsáveis são bactérias (como o Helicobacter pylori), o uso de medicamentos, como antiinflamatórios, fatores genéticos e tabagismo.

Dor abdominal. Desconforto no abdome, normalmente acima do umbigo. Sensação de plenitude na parte superior do abdome, após uma refeição leve. Azia ou indigestão.

A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste a parte interna do estômago, ocasionando uma dor na boca do estômago que varia de intensidade, de leve a muito intensa. Ela costuma provocar um tipo de queimação ou aperto no estômago, surgindo depois de comer.

Alguns dos remédios caseiros que são ótimos para dor de estômago são suco de batata crua, chá de boldo ou chá de artemísia, porque eles possuem propriedades que acalmam o estômago e inibem a produção de ácidos gástricos, promovendo o alívio da dor rapidamente.

Dor de estômago por tomar anti-inflamatórios
Para evitar a dor de estômago pode-se tomar um inibidor da produção de ácido, como o Omeprazol ou um antiácido como o Pepsamar, de forma a diminuir a dor e o desconforto. Estes remédios devem ser tomados em jejum para que tenham melhor efeito.

O que é gastrite? Caso você tenha a sensação de dor na região da “boca do estômago”, saiba que isso pode ser muito mais do que uma simples queimação. Isso porque, esse é um dos principais sintomas da gastrite, que é definida como uma inflamação, que acontece no revestimento interno do estômago.

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

O fato mais comum é que a ansiedade libere adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso. A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado e causa dores, náuseas e vômitos – pode até causar uma úlcera.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Sinais e sintomas mais frequentes do câncer de estômago

  • Repetidos episódios de indigestão;
  • Perda de apetite;
  • Dificuldades para engolir;
  • Perda de peso;
  • Inchaço abdominal após as refeições;
  • Náuseas constantes;
  • Azia persistente;
  • Sangue nas fezes ou fezes escuras demais.

Fadiga; Sangramento digestivo, pode se apresentar como vômitos com sangue ou líquido escuro; Fezes escurecidas, com textura pastosa e cheiro muito forte devido à presença de sangue digerido; Dor quando o estômago é palpado.

Sendo assim, é primordial evitar alimentos fortes que possam irritar o estômago, tais como: café, álcool, refrigerantes, alimentos muito gordurosos, embutidos, pimenta, entre outros. Em vez disso, invista em alimentos saudáveis e naturais, como frutas, verduras, legumes, castanhas, grãos e cereais.

Desconforto ou queimação no estômago que causam náusea, vômito e /ou abdome dolorido; Mal-estar com cansaço, fraqueza e/ou suor frio; Dores musculares nas costas, mandíbula, ombro e/ou pescoço. Dificuldade para respirar ou respiração acelerada.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Quando o estômago está inflamado, produz menos ácido, enzimas e muco. A gastrite pode ser aguda ou crônica. A inflamação repentina e acentuada do revestimento do estômago é chamada gastrite aguda. A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.

Buscopan® é indicado para tratamento dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

A dipirona também possui efeito espasmolítico, que tem o poder de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.

Os sintomas da gastrite
Seja de origem bacteriana ou emocional, a inflamação nas paredes internas do estômago traz repercussões desconfortáveis pelo corpo. Entre as principais, podemos citar: Dor de barriga. Sensação de queimação no estômago.

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos
As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa.