Quando o endosso é nulo?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Neste tipo de endosso o sujeito garante o pagamento do título, mas não se responsabiliza por qualquer despesas de protestos feitas. É nulo, pois não é possível transferir parte do valor ou parte do título.

Caso se queira impedir o endosso, deve-se escrever expressamente a cláusula não à ordem ou outra equivalente. A cláusula não à ordem não se presume, devendo ser inserida expressamente por quem cria o título, isto é, pelo sacador ou emitente do título.

O endosso em branco tem como característica o fato de o endossatário (beneficiário) não ser identificado. Nesta hipótese, basta que o endossante assine no verso daquele título, não indicando para quem ele será destinado, transformando aquela cártula em um título ao portador.

Endosso simples ou translativo: quando o endossatário se torna dono do título e credor. Endosso mandato (Procuração): quando o endossatário atua em nome do endossante. No entanto, neste caso, o endossatário não possui a propriedade do título, atuando apenas em prol do endossante.

Será um endosso sempre em "preto", uma vez que indicará o nome da instituição financeira a quem deve se pagar o valor em cobrança. Normalmente é usado por bancos e instituições financeiras para realizarem a cobrança em nome do credor. Exemplo: "Pague-se o valor em cobrança para (nome da instituição financeira).

O endosso deve ser lançado pelo endossante no verso ou anverso do próprio título. Pode o endossante designar o endossatário, e para validade do endosso, dado no verso do título, é suficiente a simples assinatura do endossante. A transferência por endosso completa-se com a tradição (entrega) do título.

No endosso, vimos que o endossante (credor) que transfere o título de crédito responde tanto pela existência do título quanto pelo seu pagamento, mas o devedor original não pode alegar, contra o endossatário de boa-fé, exceções pessoais. Pode alega-las somente face ao primeiro endossante, seu credor direto.

O endosso diz respeito a uma das muitas formas de transmissão de cheques a outra pessoa ou empresa (pública ou privada), para que o endosso possa ser considerado legal e válido, o beneficiário tem de assinar o verso do cheque.

Sim, um cheque pode ser transferido para outro beneficiário por endosso (indicação no verso do cheque de um novo beneficiário). Pela lei da CPMF, o cheque só pode ser endossado uma vez.

O registro do endosso deve ser feito diretamente pelo Corretor de seguros, que é o representante legal do segurado junto à seguradora. Será criado um novo documento, estabelecendo a mudança da apólice do seguro. As informações devem estar bem detalhadas, para que não aconteçam problemas futuramente.

Endosso sem garantia ou proibitivo
Não vincula o endossante na qualidade de coobrigado. Esta cláusula necessita ser expressa. Assim, o endossante só irá pagar ao seu endossatário, ou seja, não garante o pagamento a terceiros.

Sendo assim, endosso em preto ocorre quando o endossatário é identificado no momento da transmissão do título de crédito. Já no endosso em branco o título é transmitido, porém sem a identificação do beneficiário.

endossante (endosso em branco), só é válido quando lançado no verso do cheque ou na folha de alongamento. § 2º A assinatura do endossante, ou a de seu mandatário com poderes especiais, pode ser constituída, na forma de legislação específica, por chancela mecânica, ou processo equivalente.

O endosso se dá através da assinatura no verso do título, ou então assinatura acompanhada por expressão que exprima o endosso no anverso do título.

O endosso pode ser feito com recurso e sem recurso. Quando uma nota promissória é endossada com recurso e o cliente não paga, a companhia tem a responsabilidade de pagar o fornecedor.

Este tipo de endosso também é chamado de "endosso penhor", no qual o endossatário será credor pignoratício. Se a dívida entre o devedor pignoratício e o credor pignoratício não for paga na data de vencimento, poderá este último cobrar o devedor principal do título de crédito.

Desta forma, ele produz dois efeitos: A transferência de titularidade de um título de crédito; Possibilidade de responsabilidade do endossante, ou a transferência “sem garantia”, que afasta a responsabilidade do mesmo.

3 dias

A média de tempo para que o endosso fique pronto é entre 2 e 3 dias úteis, mas pode varias a depender de cada caso e análise de cada seguradora.

Endossar o cheque quer dizer que o beneficiário está autorizando uma outra pessoa a depositá-lo ou sacar o dinheiro no caixa em seu lugar. Para fazer isso, basta o beneficiário escrever os dados desta terceira pessoa (nome, RG e CPF) no verso da folha e assinar.

O título nominativo também pode ser transferido por endosso que contenha o nome do endossatário. A transferência mediante endosso só tem eficácia perante o emitente, uma vez feita a competente averbação em seu registro, podendo o emitente exigir do endossatário que comprove a autenticidade da assinatura do endossante.