Quando o dinheiro cai na conta errada?

Perguntado por: alessa9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Ou seja, o próprio Código Civil obriga a devolução do valor a mais que caiu na sua conta. Então, a pessoa que age com conduta contrária, pode ser processada tanto na área civil, quanto na área criminal. Portanto, a conduta certa é entrar em contato com a instituição bancária e fazer a devolução do dinheiro.

Em caso de qualquer divergência no DOC ou TED ele é devolvido automaticamente (exceto se o erro for no valor), sendo assim, não é necessário entrar em contato com o banco. Note, porém, que a tarifa pelo envio de DOC ou TED não é devolvida em caso de transferência estornada por conta de divergência nos dados.

Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito.

Não há um prazo determinado pela lei para que o ressarcimento ocorra.

Se você está nessa situação, o primeiro passo é entrar em contato com o recebedor imediatamente e solicitar a devolução de forma amigável. Caso você não possa contar com a colaboração do destinatário, existem algumas outras medidas que podem ser tomadas, como veremos agora.

Selecione a opção "Extrato do Pix" e escolha a transação que deseja devolver, clicando sobre ela. Agora, pressione o botão "Devolver". Lembre-se de que o motivo da devolução é opcional. Verifique cuidadosamente os dados de quem vai receber o Pix e, caso estejam corretos, toque em "Confirmar devolução".

É CRIME SE APROPRIAR DE PIX RECEBIDO POR ERRO! Já adiantamos que sim, é crime quando alguém recebe um pix por erro e não devolver para aquele que errou.

Uma mensagem circula em grupos de WhatsApp alertando usuários sobre golpes de depósitos bancários no valor de R$ 680,00. O mesmo texto da mensagem já circulou em 2018, embora o valor na época fosse de R$ 3.680,00. A COAR constatou que esses tipos de golpes são frequentes no país.

Caso você erre os dados ou se arrependa de uma transação, a instituição financeira não pode fazer nada. Assim, uma vez que o dinheiro cai na conta do recebedor, não há mais a possibilidade de cancelar a operação ou de pedir uma devolução na forma de estorno.

Como saber se a compra foi estornada? Para saber se sua compra já foi estornada, é importante ficar atento às informações da fatura. O modo mais fácil de descobrir é procurar algum crédito gerado em nome do estabelecimento em que a compra foi efetuada.

O estorno é um direito do consumidor em casos, como: qualquer erro no valor cobrado, se estiver dentro do prazo de arrependimento de compra online, se ocorrer cancelamento da venda, ou cobrança extras indevidas. Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura.

As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito das operações bancárias.

Ele pode ser usado sempre que houver uma suspeita baseada em fatos da prática de fraude ou uma “falha operacional no sistema de tecnologia da informação de qualquer dos participantes envolvidos na transação”. Para reaver o dinheiro, o consumidor deve fazer uma Boletim de Ocorrência do golpe.

Em caso de realização de pagamento para uma conta errada, não é possível fazer o cancelamento do Pix. Nesse caso, a primeira alternativa a se tomar é entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro.

No entanto, no caso de fazer um pagamento errado via Pix, por exemplo, é possível contatar quem recebeu a quantia enviada e solicitar o valor de volta. É importante ressaltar, ainda, que é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor desistir de uma compra em até 7 dias, tendo o reembolso integral do valor.

Em caso de golpe, o pagador tem até 80 dias para registrar o pedido de devolução do valor do Pix. Na outra ponta, o recebedor dos recursos tem até 30 dias, após o bloqueio dos recursos, para contestar o pedido de devolução.

Segundo os artigos 876 e 884 do Código Civil, a pessoa que recebe um dinheiro por engano é obrigada a devolver o valor, seja uma transferência do banco ou de outro cliente: Art. 876. Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir [...].

Como é um processo informal, que depende da conversa de ambos, estornar Pix pode acontecer imediatamente. No entanto, também é possível que a pessoa se recuse e, nesse caso, o caso pode se arrastar por meses na Justiça. Por fim, ao solicitar ajuda ao seu banco, a instituição pedirá alguns dias para analisar a situação.

Para descobrir quem transferiu o dinheiro para sua conta, consulte seu extrato nos diversos canais de atendimento. Cada banco ou canal de atendimento como internet, aplicativo, auto atendimento ou extrato impresso podem trazer informações diferentes em relação ao TED ou DOC recebido.

Em resumo: a história que diz que depositaram de maneira equivocada um envelope de R$ 680 para você e agora pedem estorno é falsa! O golpe, de fato, existe e não é novo na praça. Já faz alguns anos que bandidos estão usando da artimanha para lesar as pessoas. Porém, a história de hoje não é verdadeira.