Quando o denominador é zero?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Uma fração jamais pode ter denominador zero (nulo), por isso, sempre que vamos resolver uma equação fracionária, devemos analisar os denominadores para verificar em quais casos a equação não é definida.

Uma fração pode ter um numerador igual a zero, o que ela não pode ter é um denominador igual a zero, pois torna-se indeterminada. Uma fração pode ter um numerador igual a zero, o que ela não pode ter é um denominador igual a zero, pois torna-se indeterminada.

Qualquer fração que tenho o numerador como 0 tem o resultado 0, pois dividir 0 coisas é o mesmo que não dividir. Quando há o denominador igual a 0 o resultado se altera, pois quando um número é dividido por 0 o resultado é indeterminado, ou não existe.

A resposta é zero, certo? Exemplo: 3×0=0; 4×0=0. Por causa disto não é possível dividirmos nenhum número por zero, pois nunca vamos encontrar um valor para o quociente de forma que se aproxime do dividendo.

Embora quiséssemos muito ter uma resposta para "quanto é 1 dividido por 0?" infelizmente é impossível responder a essa pergunta. O motivo, explicando rapidamente, é que, qualquer que seja a resposta, teremos que concordar que a resposta vezes 0 é igual a 1, e isso não pode ser verdade, pois qualquer número vezes 0 é 0.

Nenhum número pode ser dividido por zero. Só que isso não significa que dividir por zero nos dá o resultado zero.

Potência de expoente zero.
Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1.

No caso de expressões racionais, podemos inserir qualquer valor de entrada, exceto àqueles que tornam o denominador igual a 0 (uma vez que a divisão por 0 é indefinida). Em outras palavras, o domínio de uma expressão racional inclui todos os números reais, exceto àqueles que tornam seu denominador igual a zero.

Então, é uma indeterminação não há uma só resposta que seja exata, é algo bem complexo isso, estudado na universidade em Cálculo e Análise. , por sua vez é 1, por definição, pois qualquer valor elevado a zero é um. Um caso semelhante é 0!, 1 por definição!

cabe né dá zero vezes dois é zero tira de Zero Nada. portanto zero dividido por 2 é. zero e aí acertou Pessoal espero que vocês tenham gostado até.

Isso se dá, principalmente, porque o zero não é importante para a contagem — é impossível contar o nada, uma vez que ele não existe. Porém, na atualidade, ele não só é utilizado na matemática como um número de extrema importância, ele também para o sistema usado para escrever números, chamado notação posicional.

Por exemplo, entre 0 e 1, temos 0,5; entre 0 e 0,5, temos o 0,25; entre 0 e 0,25, temos 0,125, e assim sucessivamente.

Na realidade, apenas o zero não possui, pois ele é o primeiro número natural e também porque 0 – 1 = – 1, que não é um número natural. Assim sendo, concluímos que o conjunto dos números naturais é limitado. Sim, é possível que um conjunto seja limitado e infinito ao mesmo tempo.

Pelo fato de a regra ter se originado da divisão, e não esquecendo que um número nunca pode ser dividido por zero, a regra ficará mais precisa com o enunciado que todo o número diferente de zero elevado a zero terá como resultado o valor um.

Divisão de 0 por 0 (exemplo)
O quociente será sempre 0, ou seja, sempre igual ao divisor (0) e nunca menor. Portanto é impossível dividir zero por zero.

Conversão de porcentagens, frações e números decimais

PorcentagemFraçãoNúmero decimal
50%1 2 \dfrac{1}{2} 210 , 5 0{,}5 0,5

Considere a operação de potenciação: 8 ^ 0 = 1.

Resposta verificada por especialistas
O valor decimal 0,6 corresponde a 3/5.

ou 0,(9), equivale ao número real "1". Logo, os numerais (ou símbolos matemáticos) "0,999…" e "1" representam o mesmo número (a mesma ideia matemática).

a divisão 1/0 é indefinida entre os números, mas pode ser definida como 1/0 = infinito.

O zero não é divisor de nenhum número natural. Todo número natural diferente de zero tem como divisores o número 1 e ele mesmo.