Quando o corpo deixa de ser neutro?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

4)QUANDO UM CORPO DEIXA DE SER ELETRICAMENTE NEUTRO E FICA CARREGADO NEGATIVAMENTE,ISSO SIGNIFICA: Os corpos podem estar eletricamente neutros, positivos ou negativos. A única parte dos corpos que está associada diretamente com essa mudança de status de carga elétrica é o elétron.

Já o corpo eletrizado possui cargas positivas. Consequentemente, quando aproximarmos os dois corpos, os elétrons do corpo neutro iraão se atrair pelos prótons do corpo carregado poisitivamente e com isso ocorrerá a atração eletromagnética.

Um átomo é eletricamente neutro quando seu número de prótons é igual ao seu número de elétrons. Um átomo deixa de ser eletricamente neutro quando ele perder ou ganhar elétrons. Ao perder elétrons, o átomo ficará eletronicamente positivo, ao ganhar elétrons, o átomo ficará eletricamente negativo.

Quando o outro corpo está neutro (mesma quantidade de prótons e elétrons), após colocado em contato, separa-se ambos e percebe-se que o corpo neutro passa a ter a mesma carga elétrica que o corpo carregado devido ao contato, porque terá havido uma troca de elétrons.

Os elétrons possuem cargas negativas, já os prótons, cargas positivas. De acordo com essa definição, podemos afirmar: Um corpo carregado negativamente, possui um excesso de elétrons, ou seja, o número de elétrons é maior que o de prótons.

Eletrização por atrito: quando dois corpos neutros e feitos de diferentes materiais são atritados entre si, um deles ganha elétrons (adquire carga negativa) e o outro perde elétrons (adquire carga positiva).

Um corpo fica eletrizado com carga negativa quando ele ganha elétrons. Um corpo fica eletrizado com carga positiva quando ele perde elétrons.

No processo de eletrização por indução, a carga elétrica final do condutor que estava neutro sempre possui sinal oposto à do indutor. O mesmo processo pode ser repetido para eletrizar positivamente um objeto neutro, porém deve ser usado um indutor de carga negativa.

Na eletrização por atrito, um dos corpos perde elétrons e o outro recebe. Desse modo, ao final do processo, ambos os corpos estarão com cargas de módulo igual, porém, com sinais opostos.

Resposta: Pois quando atritamos dois corpos quaisquer, pode ser que haja passagem de elétrons de um corpo para o outro. Assim, eles adquirem cargas opostas, ficando eletrizados.

Desse modo, quando um corpo neutro recebe elétrons, sua carga torna-se negativa, reciprocamente, ao perder elétrons, sua carga torna-se positiva. Existem três formas distintas de eletrização: por atrito, por contato e por indução.

hidrogênio

- O único elemento químico que não possui nenhum nêutron no seu núcleo atômico, é o hidrogênio, pois é formado apenas por um próton, no núcleo, e um elétron, na eletrosfera.

Na primeira, percebe-se que o número de prótons é igual ao número de elétrons, ou seja, o corpo está neutro. Podemos afirmar que o corpo não está eletrizado, pois ele é constituído de átomos eletricamente neutros.

A eletrização ocorre quando um corpo inicialmente neutro passa para eletrizado e pode ocorrer através de três processos: Atrito, Contato, Indução.

Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.