Quando o contador poderá responder criminalmente por seus atos?

Perguntado por: ivargas6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

O contador tem responsabilidade criminal quando se une ao contribuinte para falsificar documentos ou cometer irregularidades de escrituração com o objetivo de fraudar impostos.

Deve ser realizada por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim. O evento de exclusão de contabilista veio para atender a demanda da classe, que eventualmente se depara com seus dados sendo utilizados inadvertidamente.

Responsabilidade Civil
O novo código civil, de 2003, instituiu a responsabilidade solidária do contador. O artigo 1.177 menciona que os contadores são pessoalmente responsáveis por atos culposos com os seus clientes e atos dolosos perante terceiros.

De acordo com a Lei 8.137/90, considera-se crime fiscal todo ato ilegal praticado contra a ordem tributária, visando não pagar ou pagar um valor menor do que o devido de tributo, contribuição social e qualquer de seus acessórios.

A ação penal, por crime de sonegação fiscal, permanece sendo pública incondicionada, não necessitando o Ministério Público de representação para intentar a persecução penal." (TJSP - 6ª C.Cr. - HC n° 252.438-3/3 - v.u. - j. 26.05.98 - rel.

200 do Código Civil de 2002, que estatui o seguinte, verbis: Art. 200. Quando a ação se originar de fato que deva ser apurado no juízo criminal, não correrá a prescrição antes da respectiva sentença definitiva.

De acordo com o art. 44 do Novo Código Civil (Lei 10.406 de 2002) são pessoas jurídicas de direito privado: as associações; as sociedades; as fundações; as organizações religiosas; os partidos políticos.

Todos os sócios têm direito de participar na distribuição dos lucros, bem como são responsáveis pelas perdas sociais. Tanto os lucros como as perdas equivalem ao percentual de participação do sócio no contrato social, exceto se houver disposição em contrário (art. 1.007).

- A denúncia contra profissionais ou organizações contábeis não são tratadas no âmbito da Ouvidoria. Devem ser feitas diretamente ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) por meio do endereço https://cfc.org.br/denuncias/, escolhendo o link do local da ocorrência do fato.

Apresentação. A fiscalização do exercício da profissão contábil é exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, por intermédio dos fiscais contratados para esta atividade.

Para trocar de contador, é necessário formalizar o cancelamento dos serviços contábeis através de e-mail ou carta registrada em correio. No comunicado deve conter os dados da empresa e a data do encerramento do contrato.

Fraudes contábeis são atos ilegais caracterizados por engano, ocultação de informações financeiras ou quebra de confiança. São realizados por pessoas ou entidades com o objetivo de obter dinheiro, bens ou serviços, bem como evitar efetuar pagamentos, entre outros.

Direitos do Contador
Transferir o contrato de serviços sob a sua responsabilidade a outro profissional, desde que com a concordância do cliente, sempre por escrito; Transferir, parcialmente, a execução dos serviços a seu cargo a outro profissional, mantendo sempre como sua a responsabilidade técnica.

O Conselho Federal de Contabiliadade (CFC) é o órgão que norteia a profissão de contador, tributarista, gestor financeiro e etc.

Portanto, a responsabilidade penal não pode ser atribuída a outra pessoa que não o condenado criminalmente. Apenas a reparação do dano pode ser suportada por outrem, mas se trata de responsabilidade cível, não penal.