Quando o contador erra quem paga?

Perguntado por: gjaques . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

O contador assume inteira responsabilidade pelos serviços técnicos realizados, assim como pelas orientações que prestar. As multas decorrentes da entrega fora do prazo legal, para pagamento, ou que forem decorrentes da não prestação dos serviços por parte do contador, são de responsabilidade do próprio contador. 4.

Basicamente: O contador será pessoalmente responsável perante o preponente quando praticar atos culposos. Quando se tratar de atos dolosos, o contador será solidariamente responsável perante terceiros, compartilhando então a responsabilidade com o preponente.

A lei 8137/90 estabelece que, qualquer pessoa, de qualquer modo, deve ser penalizada na medida de sua culpabilidade. Assim, pode se entender que o contador pode ser responsabilizado por crimes tributários, sempre que houver prejuízo aos cofres públicos e desde que comprovada a livre e consciente e modalidade dolosa.

A denúncia pode ser apresentada por qualquer pessoa física ou jurídica, contra o profissional da contabilidade, quando sentir-se lesada por atos irregulares praticados pelo profissional da contabilidade, considerando-se os termos do Decreto-lei n.º 9295 de 27 de maio de 1946 e da Resolução CFC n.º 1.589/2020.

- A denúncia contra profissionais ou organizações contábeis não são tratadas no âmbito da Ouvidoria. Devem ser feitas diretamente ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) por meio do endereço https://cfc.org.br/denuncias/, escolhendo o link do local da ocorrência do fato.

A fiscalização do exercício da profissão contábil é exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, por intermédio dos fiscais contratados para esta atividade.

Em regra, os honorários periciais devem ser suportados pela parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, salvo se beneficiário da justiça gratuita, nos termos do artigo 790-B da CLT ,…

Estas penalidades, juntamente com aquelas previstas no Decreto-Lei nº 9.295/46, consistem em cassação do exercício profissional, suspensão do exercício profissional, advertência reservada, censura reservada, censura pública e multa (BRASIL, 1946; CFC, 1996).

Uma forma de fiscalizar o contador é assegurar-se que ele irá entregar o documento com pelo menos dois dias de antecedência. A seguir, confira uma tabela abaixo com os principais impostos federais e sua respectiva data para realizar o pagamento. Também diz o que acontece caso o vencimento caia em feriado nacional.

Você pode verificar a DECA (Inscrição Estadual), pois, nesta é colocado o nome do contador para efeito de controle do Estado no caso de envio de correspondências. Realmente, no caso da receita federal só é possível se preencher o DBE e indicar o contador.

Entre suas responsabilidades estão a apuração de impostos, o controle patrimonial e financeiro, além do registro e manutenção dos funcionários.

No direito penal, por sua vez, a responsabilidade é sempre pessoal e, nos crimes tributários, exige-se o dolo. Isso porque ninguém pode ser punido por crime sem dolo, salvo quando expresso em lei, como determina o artigo 18, parágrafo único do Código Penal.

Teses do STJ sobre os crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo – II (1ª parte) 1) Compete à justiça estadual processar e julgar os crimes contra a ordem econômica previstos na Lei n. 8.137/1990, salvo se praticados em detrimento do art. 109, IV e VI, da Constituição Federal de 1988.

A responsabilidade do contador surge tanto pela autuação fiscal, que o erige como sujeito passivo, como em matéria de defesa do contribuinte, buscando responsabilizá-lo pelos ilícitos realizados (por todos, Acórdão 2301-009.695) — na segunda hipótese, trata-se de um argumento que não tem sido acolhido, visto que o Carf ...

Caso o empreendedor não tenha o auxílio de um contador, ele corre o risco de pagar indevidamente os tributos. Isso porque é o contador que verifica o enquadramento correto do regime tributário e a classificação de atividades econômicas do negócio.

A velha concepção de que o contador é apenas o profissional responsável por executar rotinas burocráticas e lidar com números e planilhas já não mais condiz com a realidade atual.

Quando chamar o profissional de contador
Se o profissional for bacharel em Ciências Contábeis, ou seja, se tiver formação em nível superior na área, você deve chamá-lo de contador.

Se o Contador se negar a entregar algum documento, a quais penalidades ele está sujeito? No âmbito da legislação da profissão contábil a retenção abusiva de documentos caracteriza infração disciplinar e ética, sendo sempre assegurado ao profissional o direito ao contraditório e ampla defesa.

O valor dessa consulta depende da complexidade do que será proposto, além do porte da empresa, mas pode ficar em torno de R$ 200, embora possa variar de acordo com cada profissional.

Deve ser realizada por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim.