Quando o colo do útero começa a afinar?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Conforme o parto se aproxima, o colo do útero começa a se preparar, dilatando e amolecendo. Quem desencadeia o trabalho de parto é o bebê, quando fica maduro. Isso acontece entre 37 e 42 semanas.

O colo do útero começa a afinar e abrir até aproximadamente quatro centímetros. Essa fase inicial dura aproximadamente oito horas (geralmente não mais do que 20 horas) na primeira gravidez e cinco horas (geralmente não mais do que 12 horas) nas gestações subsequentes.

Em casos em que é adquirido, o colo curto na gestação pode estar relacionado a algum trauma, como cirurgias no colo uterino e abortos prévios. O uso do fórceps em colos não dilatados também pode favorecer o problema.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

- Muitas mulheres relatam sentir nas costas uma dor intensa que as deixa irritadas e inquietas; - Sentimentos similares aos que você poderia sentir pouco antes da menstruação são comuns nos dias que antecedem o parto, como: irritabilidade, dores de cabeça ou cansaço. Algumas mulheres relatam episódios de diarreia.

Tenha relações sexuais. O sexo é benéfico por três razões. Primeiro ponto, a prostaglandina encontrada no sêmem, ajuda a afinar o colo do útero (quando esse já está maduro). Segundo fator: os orgasmos favorecem a contração uterina e, por consequência, a dilatação.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Segundo a nutricionista Michelle Ferreira, além das tâmaras, o abacaxi também é uma das frutas mais capazes de induzir o parto. Ele contém bromelaína, que “amadurece” o colo do útero e é um dos segredos do processo.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

Se o seu colo do útero estiver firmemente fechado, seu médico ou parteira, poderão colocar um pouco de gel ou um comprimido contendo prostaglandina sintética dentro da sua vagina, o que contribuirá para deixar o colo do útero pronto.

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Como perceber a barriga baixa? Um truque para verificar se a barriga está baixa é bastante simples, mas deve ser acompanhado dia a dia durante algumas semanas. Consiste em colocar a mão (ou mãos) no espaço entre a barriga e o seio.

Segundo estudo, como os bebês tendem a ser maiores, eles podem dar mais trabalho na hora de nascer. Bebês meninos tendem a dar mais trabalho no parto. É o que sugere um estudo irlandês com base em aproximadamente 8 mil partos, publicado na revista científica British Medical Journal.

Exercícios – Agachamentos são ótimos para fazer a dilatação acontecer com maior rapidez. Além disso, também é ótima para ajudar a fazer com que o bebê desça para o canal de parto. A melhor forma de fazer este exercício é com as costas apoiadas em uma parede e descer lentamente, com as pernas ligeiramente afastadas.

O ideal é que a internação ocorra na fase ativa do trabalho de parto, com mais de três centímetros de dilatação. No entanto, se for seu segundo parto, você deve ir ao hospital logo nas primeiras contrações regulares, porque a dilatação tende a ser mais rápida e a sensação de dor nem sempre é intensa.

A partir de 37 semanas a gestante deve ser acompanhada com maior frequência, principalmente se houver fatores de risco associados. A indução é indicada quando a gestação se estender além das 41 semanas e 6 dias ou houver alguma razão para antecipar o nascimento como diabetes ou hipertensão.

“O momento certo é decidido pelo bebê. Quando seu corpo inteiro estiver maduro, ele dará o aviso de que está pronto para sair”, resume o obstetra. O corpo da mãe e o do bebê estão em sintonia e dão início a um trabalho fisiológico expulsivo, que pode levar 12 horas.

Se não há qualquer tipo de contraindicação do obstetra, o sexo na gravidez está liberado até o último mês de gestação. Inclusive, as relações sexuais são ótimas nas últimas semanas, para estimular a dilatação.

Tomar óleo de prímula – O óleo de prímula ajuda o colo do útero a dilatar e ficar mais fino, preparando-o para o parto. No entanto, seu uso só deve ser feito sob orientação do obstetra, que deve também adequar a dose de acordo com a gestante.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.