Quando o cogumelo Paris está estragado?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Observe se os cogumelos aparentam secos e quebradiços. Tateie o pezinho e o chapéu e verifique se este não está murcho e sem consistência. Estes sinais indicam que não deve ser consumido. Tente perceber através do cheiro do cogumelo algum indicio de odor de amônia, indicando também deterioração.

O cogumelo paris preto por dentro ou por fora, por exemplo, é um destes sinais, isso também vale para quem se pergunta como saber se o shimeji está estragado. Os cogumelos estragados também podem ser detectados ao secarem ou enrugarem consideravelmente desde a compra.

É recomendado administrar carvão ativado ao paciente que apresenta vômito grave e diarreia dentro de algumas horas após a ingestão de cogumelos. Doses repetidas de carvão, pelo menos, nas primeiras 24 horas podem ser eficazes, particularmente na presença de amatoxina (porque sofre circulação êntero-hepática).

O maior indicativo de um cogumelo estragado é o cheiro. O shimeji libera um odor forte que lembra amönia, já os cogumelos paris e portobello tem um odor que lembra à peixe podre.

Cogumelos de mercado frescos devem ser mantidos em geladeira, eles tem duração de sete dias, mas sua durabilidade pode ser aumentada se fizer pequenos furos no plastico da embalagem para que os cogumelos possam respirar.

Intoxicações pela muscarina são caracterizadas por um aumento da salivação, transpiração e aumento na produção de lágrimas, cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão de cogumelos. Com amplas doses, estes sintomas podem ser seguidos de dor abdominal, náuseas severas, diarréia, visão turva e dificuldade respiratória.

O tratamento para a maioria das intoxicações por cogumelo é sintomático e de suporte. Carvão ativado pode ser útil para limitar a absorção. Inúmeras terapias com antídotos foram tentadas, especialmente para a espécie Amanita, mas nenhuma mostrou resultados sistematicamente positivos.

Como evitar o desperdício e ser mais sustentável
Você pode comer os talos dos cogumelos sim! Seja de qual tipo ele for: shimeji, shitake, paris, eryngui, portobello, em todos estes os talos são comestíveis e seguros para serem utilizados em receitas.

Para mantê-los nessa condição por uma semana basta colocá-los em um saco de papel e guardá-los na gaveta da geladeira sem fechar a abertura completamente. Não se esqueça de ter total certeza que os cogumelos são comestíveis, pois há muitas espécies tóxicas que podem ser confundidas com outras que não são.

Não é indicado o consumo cru, devido à presença de hidrazinas, substâncias que fazem mal à saúde se ingeridas em grande quantidade. Porém, elas são facilmente eliminadas sob altas temperaturas, através de frituras, assados e cozimentos”, explica o pesquisador de biotecnologia.

Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode alterar a textura e o sabor. "Lavá-los é um pecado", adverte a chef Silvia Percussi. "Se estiver muito sujo, passe na água rapidamente e enxugue com papel." O melhor mesmo, diz o professor Robert Falck, é passar uma escovinha bem limpa e seca.

Provoca efeitos físicos como cansaço, fadiga muscular, redução dos reflexos, aumento dos sentidos. Os efeitos psicológicos do uso são alucinações visuais e táteis, aumento na sociabilização e velocidade de pensamento, porém em altas dosagens a pessoa perde total contato com o mundo ao seu redor.

Opte por cogumelos sem tons de vermelho no chapéu ou no pé.
Dê preferência a cogumelos com chapéus e pés brancos, beges ou marrons. A maior parte das espécies avermelhadas é venenosa. A cor vermelha é o sistema de alerta natural que os cogumelos têm para manter os predadores, incluindo você, bem longe deles.

Frescos (crus): Para o congelamento dos cogumelos frescos recomendamos limpá-los (não lavar), picá-los, deixando-os no jeito para o preparo futuro. Após esse processo, colocá-los num recipiente bem fechado ou saquinho plástico próprio para freezer (tirar bem o ar) e levá-lo ao freezer/congelador.

O MidiaMAIS consultou os manuais e recomendações de 5 empresas fabricantes, e a orientação das mesmas é: após aberto, conservar em geladeira no próprio líquido por, no máximo, 3 dias.

Conservação: Conservar em local fresco. Após aberto, conservar em geladeira no próprio líquido por, no máximo, 3 dias.

Sim! Se você quer seus cogumelos frescos por muito tempo, você pode congelá-los. É preciso saber que quando for retirá-los, eles devem estar prontos para consumo, por isso é importante pensar previamente em como eles serão utilizados e em qual porção será necessária.

Psilocybe Cubensis

Cogumelos alucinógenos mais comuns
Como mencionamos no tópico anterior, existem três espécies de cogumelos alucinógenos que são mais comuns e encontrados no Brasil: Psilocybe Cubensis; Pluteus e Paneoulus.