Quando o cliente não paga o que fazer?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Vendeu e, na hora de cobrar, seus clientes se recusaram a pagar? Entre em contato, tenha um padrão de abordagem, ofereça facilidades, suspenda o serviço, procure ajuda especializada, acione o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa ou recorra à Justiça.

Para cobrar uma pessoa caloteira, você deve optar por uma das duas vias: extrajudicial ou judicial. Cada opção tem suas particularidades, entretanto para surtir efeitos como penhora e outras medidas, é necessário optar pela via judicial.

O que você DEVE fazer na hora de cobrar uma dívida

  1. Converse com o devedor de forma amigável. Seja sempre prestativo e amigável com o devedor, seja ele um amigo, familiar ou cliente. ...
  2. Negocie. ...
  3. Lembre-o do compromisso feito com você ...
  4. Mostre-se à disposição para aceitar a dívida em outras formas de pagamento.

Estelionato — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

até 10

A regra geral prevista no Código Civil uma dívida de natureza cível pode ser perseguida e cobrada na Justiça por até 10 (dez) anos contados de seu vencimento. A esse lapso temporal a lei dá o nome de prescrição, ou seja, o tempo previsto na lei para que o credor possa exigir judicialmente uma dívida.

Dever não é crime e não leva o devedor para a cadeia, a não ser em caso de dívida com pensão alimentícia. Se receber ameaças neste sentido, se enquadra na questão de cobranças abusivas, que vamos tratar a seguir. 2. Ser informado detalhadamente sobre o quanto deve.

Abaixo, confira algumas dicas de como fazê-lo.

  1. Desenvolva a inteligência emocional. Mesmo que o cliente inadimplente esteja errado, é muito comum que esses consumidores fiquem bravos ou irritados ao receberem cobranças. ...
  2. Seja empático. ...
  3. Seja educado. ...
  4. Tenha argumentos sólidos. ...
  5. Saiba como iniciar a conversa.

Cabe lembrar, ainda, que o registro de um B.O delatando fatos inverídicos que imputem a alguém uma conduta criminosa poderá ensejar na responsabilização criminal do próprio comunicante, a depender do caso, por crime de denunciação caluniosa (art. 339 do CP), de falsa comunicação de crime ou contravenção (art.

A lei determina que ninguém pode ser colocado em situação vexatória ao receber a cobrança de uma dívida. O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor diz que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Essa resposta varia bastante de negócio para negócio, mas é possível obter maior sucesso seguindo algumas dicas:

  1. Conheça a lei e seus limites. ...
  2. Cobre de forma educada. ...
  3. Inicie de forma impessoal. ...
  4. Converse, facilite o pagamento ou negocie. ...
  5. Faça uma boa gestão de cobranças.

Como cobrar o 'calote' na Justiça
Para entrar com essa ação, é preciso ter um contrato com firma reconhecida ou duas testemunhas. Dependendo da defesa, o juiz pode mandar bloquear suas contas.

Como fazer uma ação de cobrança? Como já dito anteriormente, a ação de cobrança deve ser feita por meio de uma petição inicial enviada a um juiz. Esta sempre é feita pelo advogado ou advogada, ou seja, é imprescindível entender esse tópico quando se atua com Direito Civil ou Empresarial, especialmente.

Salmo 124 - Para afastar dívidas
Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós. Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma.

1 - Havendo provas de que o réu, induzindo a vítima em erro com o fim de obter vantagem ilícita, simulou a compra de veículo, recebeu-o, e não efetuou o pagamento das parcelas do financiamento, tem-se como caracterizado o crime de estelionato.

Ou seja, no estelionato a representação passa a ser condição específica de procedibilidade e sua ausência inviabilizará o início da Ação Penal por parte do Ministério Público[4], conforme prevê o artigo 24 do Código de Processo Penal[5].

Ou seja: você ficará com o nome negativado e, por isso, terá grandes dificuldades para conseguir liberação de empréstimos, financiamentos, parcelamentos em lojas e novos cartões de crédito.

A ação judicial de cobrança nada mais é do que um processo na Justiça que tem como objetivo recuperar uma dívida não paga. Geralmente, essa é a última alternativa depois que todas as tentativas de negociação se esgotaram.

Nesse caso, até que o pagamento seja realizado, o papel do consumidor dentro dessa relação com o banco não foi cumprido integralmente. Em resumo, uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo.

Se não for possível pagar o valor ao longo do tempo, ocorre a inadimplência. A diferença de uma dívida em atraso e de um valor inadimplente é o tempo. O atraso é mais curto e só se torna inadimplência após cerca de 90 dias.

Se aprovado o boletim, pode decorrer imperioso encaminhamento da vítima à unidade policial competente para maiores esclarecimentos, dando início as investigações e apurações dos fatos necessários, tais como o procedimento de Inquérito Policial, ou até mesmo o Auto de Prisão em Flagrante ou Auto de Investigação de Ato ...