Quando o cliente não dá retorno?

Perguntado por: ogalvao . Última atualização: 2 de maio de 2023
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O cliente solicitou orçamento e não te deu retorno? Então você deve entrar em contato com ele. Seja por telefone, whatsapp ou outro meio de comunicação que você utilize. É importante que o cliente não se sinta pressionado.

O que fazer quando alguém te ignora

  1. Identifique como você sente. Como você se sente em relação ao tratamento indiferente? ...
  2. Converse com a pessoa honestamente. ...
  3. Reflita sobre o que você pode fazer sobre essa relação. ...
  4. Não traga a indiferença para o lado pessoal. ...
  5. Gerencie as suas expectativas.

Confira as primeiras 5 dicas para convencer o cliente indeciso

  1. Respeite o processo da venda. Para uma venda bem-sucedida, é preciso respeitar as 7 etapas do processo de vendas: ...
  2. Ouça o que seu cliente tem a dizer. ...
  3. Nunca discuta com um cliente indeciso. ...
  4. Prepare-se para contornar objeções. ...
  5. Conte uma história.

A pessoa visualizou e não respondeu, e o mais incrível, você é uma pessoa que está dentro do circulo de amigos ou familiares dessa pessoa. Visualizar e não responder uma mensagem de uma pessoa próxima é, sim, falta de respeito. Principalmente se a mensagem for uma pergunta.

O segredo para cobrar o retorno do seu cliente sem ser chato está na intencionalidade! Uma dica que funciona é: após combinar a data do próximo contato, não finalize a conversa. Independente do que o cliente mandar, seja um agradecimento, um elogio, deixe o cliente ser o último a falar, não responda!

Antes de qualquer coisa, vamos nos aprofundar em algumas orientações para que a comunicação com o cliente inativo seja a mais eficaz possível:

  1. Entenda o que causou o afastamento do cliente. É bem importante conhecer o motivo que causou o afastamento. ...
  2. Defina prioridades. ...
  3. Planeje a comunicação. ...
  4. Controle os processos.

Neste posts, vamos te mostrar 7 maneira de resgatar clientes inativos:

  1. Descobrir o que houve;
  2. Oferecer um novo produto ou serviço;
  3. Encontrá-lo “por acaso” em um evento;
  4. Fazer uma ponte por meio de outro cliente que ele conhece;
  5. Enviar uma proposta irrecusável;
  6. Mudar de vendedor;
  7. Marcar uma visita para conversar.

Podemos até pensar que ele sumiu sem motivos, ma existem muitas razões pelas quais um cliente pode sumir: Ele pode estar se sentindo decepcionado com algum problema ou pode estar frustrado pela sua solução não atender às expectativas dele; Pode estar ocupado com outras prioridades.

68% abandonam a empresa pelo tratamento recebido pelo fornecedor/loja/prestador de serviços (leia-se atendimento) 14% em função da insatisfação com serviços e/ou produtos adquiridos. 9% por vantagens oferecidas pela concorrência. 5% procuram outras alternativas.

Para deixar alguém no “vácuo” e ainda garantir que as notificações da pessoa não te incomodem, o WhatsApp oferece algumas alternativas. Uma opção é arquivar o chat, ação que “guarda” a conversa na aba “Arquivadas”, separando-a das outras trocas de mensagens.

Algumas pessoas não respondem suas mensagens porque simplesmente não querem, são rudes ou não te respeitam nem te consideram o bastante para responder suas mensagens, ou ainda por fatores emocionais: mágoa, constrangimento, indignação e outros sentimentos desagradáveis que seriam reanimados se dessem cabo à conversa.

Já deixou alguém no vácuo ou foi vítima dessa situação? Ninguém está livre de uma decepção no amor, mas é preciso ter responsabilidade afetiva quando não se quer mais continuar uma relação. Mesmo se o envolvimento não for nada sério, o sumiço pode impactar negativamente a autoestima e até atrapalhar futuros romances.

Nada de fazer ameaças, pois essa prática é proibida no Código de Defesa do Consumidor. Nesse momento seja objetivo, informe o motivo da dívida e o valor a ser pago. Vale a pena perguntar também se aconteceu alguma coisa que impediu que a pessoa quitasse a conta e se existe alguma previsão do cliente pagar o que deve.

  1. Descubra por que o cliente precisa pensar com mais calma e tempo. ...
  2. Evite deixar para enviar informações somente depois. ...
  3. Saiba como justificar o preço de seu produto/serviço. ...
  4. Ouça mais e fale menos. ...
  5. Não confronte o seu consumidor. ...
  6. Jamais empurre a venda. ...
  7. Registre tudo sobre os seus clientes.

7 ações para você conseguir vender para um cliente indeciso

  1. Não pule etapas do processo de vendas. ...
  2. Crie laços de confiança para cativar o cliente indeciso. ...
  3. Conte uma história. ...
  4. Tente uma postura mais agressiva. ...
  5. Escute o cliente. ...
  6. Saiba lidar com objeções. ...
  7. Não cometa erros comuns com o cliente indeciso.

Vácuo é quando a pessoa não quer responder, estando ocupada ou não. Quem quer mesmo faz acontecer. O vácuo é a maior prova de desinteresse que podemos receber de alguém. Se eu fui falar com você, por favor, me responda.

Ele não está interessado: “Voce pode não ser a mulher com quem ele quer sair, mas isso não torna você menos. Ou seja, não se sinta desvalorizada porque uma pessoa não quer estar com você”. Ele está interessado, mas você está totalmente disponível – “Voce esta ali se ele responder em uma semana ou em um mês.

Ele pode estar ocupado ou simplesmente não ter nada para dizer. Se ele não responder às suas mensagens, é porque não quer conversar com você. Não há motivo para se preocupar, pois isso não significa que ele não gosta de você.

“Como vai, [nome do cliente]? Sabemos que o momento atual não está fácil, por isso gostaríamos de conversar sobre suas faturas em aberto e negociar a melhor solução para todos. Conte com o nosso apoio para resolver esta questão!”

Se o cliente simplesmente parou de responder, seja em uma ligação ou em um chat, você deve encerrar o contato por falta de comunicação. Nesse caso, basta finalizar com uma frase do tipo: “Por falta de comunicação, estou encerrando este contato. Permanecemos à disposição.”