Quando o cérebro não enxerga?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Mais conhecida como Visão Cega, Cegueira Cortical ou Blindsight, esse tipo de cegueira é uma condição do cérebro e não do olho. A deficiência, que é decorrente do resultado de lesões cerebrais e no sistema visual, afeta a parte do cérebro responsável pela visão consciente (córtex occipital).

A perda súbita da visão tem três causas gerais: Opacidade de estruturas oculares normalmente transparentes. Anormalidades da retina (estrutura no fundo do olho que detecta a luz) Anormalidade dos nervos que conduzem os sinais visuais do olho para o cérebro (como o nervo óptico e os caminhos visuais)

Diferentes áreas do cérebro, assim como diferentes processos de percepção, são responsáveis por funções visuais específicas, tais como a percepção de movimento, cor e profundidade.

Como é Feito o Diagnóstico da Deficiência Visual
Teste de campo visual – Avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente, detectando áreas sem visão que podem ser ocasionadas por diversas patologias.

O nervo óptico de cada olho transmite impulsos ao cérebro, onde as informações visuais são interpretadas. A lesão a um nervo óptico ou a um dos seus caminhos para o cérebro resulta em perda de visão.

O professou explicou como funciona o sistema de visão. Uma vez a imagem captada no globo ocular, ela é transmitida para o cérebro, na parte inferior do órgão. Os olhos são a parte mais complexa da visão humana.

GLAUCOMA. Uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é causada pelo aumento da pressão intraocular. Consequentemente, com esse aumento, pode provocar lesões no nervo óptico, levando ao comprometimento visual. Portanto, se não tratado, pode causar dano permanente ao nervo e perda de visão.

Acidente vascular cerebral (AVC) pode causar algumas pessoas (20% a 57% das pessoas com AVC) a perder a capacidade de ver todo o espaço à frente - muitas vezes uma metade completa do campo de visão normal é perdida. Esses problemas com a visão são chamados de defeitos de campo visual.

Os problemas de visão mais comuns são as doenças refrativas, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, e também a catarata e a conjuntivite. Para prevenir que qualquer um desses quadros se agrave, é importante consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Cegueira: tipos e causas
Cegueira parcial ou cegueira legal: quando a pessoa só consegue enxergar alguns vultos ou perceber projeções luminosas. É possível fazer algumas atividades sem adaptação. Cegueira total: visão nula. Não é possível perceber nem mesmo projeções de luz.

A ausência da visão manifestada durante os primeiros anos de vida é considerada cegueira congênita, enquanto a perda da visão de forma imprevista ou repentina é conhecida como cegueira adquirida ou adventícia, geralmente ocasionada por causas orgânicas ou acidentais.

Você sabe o que significa miopia ou cegueira temporal? Ese termo foi citado por Barkley para definir a dificuldade de perceber a quantidade de tempo necessária para a realização de quaisquer atividades ou tarefas.

Atualmente, existem duas grandes soluções para que você possa voltar a enxergar normalmente sem o auxílio de óculos ou quaisquer outros artifícios.Um desses tratamentos é o Lasik, uma cirurgia de correção ocular. Esse tratamento é a alternativa mais popular para quem procura soluções para enxergar normalmente.

Quando a pessoa levando muito rápido pode ter uma pequena alteração da pressão sanguínea, conhecida como hipotensão postural. Isso pode causar sensação de tontura ou de escurecimento da visão. Geralmente esta sensação é rápida e passageira.

A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

A retina é um fino revestimento de tecido que cobre a parte de trás do olho, pelo lado de dentro, e está localizada próximo ao nervo óptico. Ela é semelhante a uma câmera, pois captura uma imagem. Sua função é ajudar o olho a se comunicar com o cérebro ou, em essência, permitir que nosso cérebro entenda o que vemos.

lobo frontal

O lobo frontal do cérebro é o principal responsável pela inteligência. Um estudo realizado pelo neurocientista, PhD e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, revelou que é necessário desenvolver essa região e colocar a inteligência como determinante para melhorar a saúde mental.

A deficiência visual se divide em dois grupos com características e necessidades diferentes: pessoas que apresentam baixa visão e pessoas com cegueira. Cegueira é o termo usado para perda total de visão, quando a pessoa precisa contar com habilidades de substituição da visão.

Fazer a barba, combinar tons de roupas, ficar bonito diante do espelho e até preparar alimentos faz parte da vida das pessoas com deficiência visual. As adaptações e os sentidos para uma rotina sem segredos é o que apresentamos na construção de uma rotina diária em "Novo Olhar".

A primeira aposentadoria é a da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. E isso é verdade, pois, uma vez que a visão monocular foi considerada deficiência, o segurado com esta condição tem direito a essa modalidade de aposentadoria.