Quando o celular é bloqueado pelo IMEI o que acontece?

Perguntado por: lnovaes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4 / 5 16 votos

Vale à pena destacar que o bloqueio do número IMEI apenas impede o aparelho de realizar ligação e acessar dados móveis; então, se o telefone foi roubado, o bloqueio do número não impede o criminoso de acessar os seus dados pessoais e arquivos.

Consulte a situação do IMEI

  1. Acesse o site Celular Legal em gov.br/anatel/pt-br/assuntos/celular-legal;
  2. Clique em “Verificar situação”;
  3. Na tela seguinte, clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”;
  4. Digite o número do IMEI e clique em “Consultar”;
  5. Uma mensagem de resposta será exibida na tela.

O IMEI atua como um recurso que auxilia o consumidor de várias formas, como comprovar a titularidade do aparelho, rastrear o dispositivo por meio de sites ou aplicativos, controlar o sistema remotamente no caso de problemas com a operadora ou fabricante, e até mesmo bloqueá-lo em caso de perda, furto, ou roubo.

Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode:

  1. procurar na caixa do celular;
  2. procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou.
  3. digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

De acordo com a polícia, a quadrilha tem integrantes especializados em trocar o IMEI, o código para identificação dos aparelhos, driblando assim o bloqueio feito pelas operadoras a partir da Anatel.

Para as polícias restituírem cada vez mais celulares, você precisa registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou na Delegacia pela Internet e informar o IMEI.

Se você teve o celular roubado ou furtado, é necessário ir até uma delegacia e registrar ocorrência. Você também pode fazer isso pela internet, se a polícia da sua região permitir o registro de ocorrência online em caso de furtos.

Depois de saber o número IMEI do seu celular roubado, é fácil rastreá-lo gratuitamente com um aplicativo de rastreamento de celular IMEI, que você pode encontrar online. Vá para o Google play e procure por "IMEI Tracker". Faça o download do “IMEI tracker-Find my device” em qualquer celular.

Veja como você poderá > Ver ou editar a linha do tempo [Ajuda do Google Maps] do seu Google Maps.

  1. No seu smartphone ou tablet Android, abra o app Google Maps .
  2. Toque no menu Sua linha do tempo .
  3. Para ver outro dia ou mês, toque em Mostrar agenda. deslize para a esquerda ou direita e toque em um dia.

Acesse as configurações do celular e depois vá em “Biometria e segurança”; Toque em “Buscar meu telefone”; Ative a opção “Localização offline”.

Você pode tentar rastrear o celular roubado
Você pode rastrear um celular roubado ou perdido por aplicativos como o Encontre Meu Dispositivo, para Android, ou o Buscar, para iPhone.

Em uma palavra, o IMEI limpo significa que seu telefone não está na lista negra ou foi denunciado como roubado. Existem algumas razões comuns para causar o número IMEI na lista negra.

15 dígitos

O IMEI é um código de 15 dígitos, que figura abaixo do código de barras. Já o número de série é um código composto por letras e números que se segue às letras S/N (serial number).

4) Nota fiscal de compra
O número do IMEI estará disponível no campo “Informações Complementares de Interesse do Contribuinte”.

2 Verifique nos seus ajustes
No caso, você terá que ir até os Ajustes e depois selecionar a opção “Geral”. Em seguida, selecione a opção “Sobre”. Ao rolar a tela, você encontrará o número de IMEI. Tire um print desse número para poder usá-lo para desbloquear iPhone online por IMEI.

Utilize apps de rastreio
Se você recebe muitas ligações de números privados ou aqueles em que só aparece “00000”, pode contar com essa alternativa. Entre os aplicativos com essa finalidade, estão: Truecaller, disponível para Android e iOS; Whoscall, disponível para Android e iOS.

Existe mais de um tipo de ferramenta para coibir invasão, tanto do aplicativo como do aparelho: biometria, reconhecimento facial e senha. Então, eles conseguiram burlar esses mecanismos de segurança, que são, inclusive, os melhores hoje. Os aplicativos que eles acessaram pedem o reconhecimento facial.

Sim, é possível! Você pode usar a mesma conta em até 5 dispositivos simultaneamente. Mas para um melhor gerenciamento de outros usuários na mesma conta, recomendamos que utilize a nossa opção de Gerenciar Operadores.

Segundo o Manual de Bens Apreendidos, os números e nomes anotados no telefone podem ser restituídos ao seu proprietário, segundo avaliação do juiz, mesmo que o aparelho continue retido pelo Judiciário.

É possível descobrir a localização aproximada do aparelho mesmo após o sistema ser “formatado” (redefinido para os padrões de fábrica). O procedimento, nesse caso, seria através do IMEI, o número único de identificação do aparelho que é fornecido às operadoras.