Quando o casamento não está indo bem?

Perguntado por: igouveia4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Reconhecendo que o casamento não vai bem, um passo importantíssimo é lembrar que a comunicação é a base de qualquer relacionamento. “Acreditar no mito de que, no momento da crise, 'quanto menos falo, quanto mais guardo os sentimentos, o tempo passa e tudo se resolve' não é efetivo”, destaca a especialista.

3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade. Então, quando tudo é motivo para brigas, ao passo que vocês se tratam de maneira grosseira ou com desprezo, viverem jogando farpas um para o outro, bem como não tendo mais nada legal para falar sobre o relacionamento, só existe uma solução: se divorciar.

3ª fase do casamento: A Crise
Essa é uma das fases do casamento mais crítica, em que grande parte dos casais se separa. Ou, pelo contrário, os que conseguem passar por ela, reafirmam o casamento porque nessa fase acontece um desencantamento natural decorrente do desgaste da rotina do casal.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Casamentos infelizes contribuem para o desenvolvimento da aterosclerose, que é o endurecimento das artérias do coração. As paredes desses vasos se tornam mais espessas e rígidas, o que facilita a obstrução. A afirmação é feita a partir de um estudo desenvolvido pela Universidade de Utah.

4 perguntas que você deve fazer a si mesma antes de pedir o...

  1. 1 – Eu fiz tudo o que estava ao meu alcance? Apenas cobrar mudanças da outra parte não resolve o problema. ...
  2. 2 – Como essa decisão afetaria meus filhos? ...
  3. 3 – O divórcio vai melhorar minha vida? ...
  4. 4 – Estou pronta para enfrentar as consequências?

A princípio, para você saber como se separar, precisará contratar um advogado especializado em direito de família. Assim, ele te auxiliará a juntar os documentos necessários e a dar entrada no processo. Além disso, a separação pode ser judicial ou extrajudicial, a depender do seu caso.

O receio faz parte da mudança. O ser humano tem a capacidade de criar habilidades quando há necessidade, então seja firme, siga em frente e pense positivo. Se a insegurança te paralisa mesmo com a certeza de tudo, pode ser a hora de recorrer à ajuda profissional.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

Você costuma apagar e-mails, mensagens de texto, registros telefônicos ou histórico do navegador para que seu parceiro não veja? Quando o relacionamento está passando por uma fase difícil, é tentador buscar emoção em lugares proibidos. Acontece que manter segredos cria divisão e aumenta a desconexão entre o casal.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

A diminuição da libido pode ser consequência de um problema hormonal ou uso de algum medicamento. Descarte essas possibilidades primeiro com seu ginecologista. Aconselho que inicie uma psicoterapia individual e considere com seu esposo uma terapia de casal.

A Bíblia nos dá conselhos de como superar uma crise conjugal: com amor, respeito e submissão a Deus. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Amar é respeitar. Ser amado, é ser tratado com respeito.

Problemas financeiros tornam-se grandes demais. Quando ocorre violência doméstica está mais do que na hora de colocar um ponto final no relacionamento. Existe falta de interesse sexual e na rotina do parceiro, por exemplo, no seu trabalho, seu dia a dia, seus hobbies.

  • Acabou a confiança mútua. ...
  • Não há sinais de cumplicidade. ...
  • O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  • Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  • Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  • O sexo também é danoso. ...
  • O amor acabou.

Confira a seguir, um passo a passo que pode te ajudar a acabar de vez com esse relacionamento:

  1. Coloque um ponto final definitivo. Prepare-se e encerre esse relacionamento de uma vez por todas. ...
  2. Mantenha distância. ...
  3. Não dê abertura para recaídas. ...
  4. Peça ajuda aos amigos. ...
  5. Procure ajuda psicológica especializada.