Quando o carro faz aquaplanagem o que devo e não devo fazer?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Você deve retirar o pé do acelerador imediatamente, no instante em que perceber que o veículo não está mais sob seu controle. Tome cuidado para não pisar no pedal do freio de forma abrupta. É importante segurar firme o volante para manter as rodas do veículo retas.

O que é a aquaplanagem? A aquaplanagem, também chamada de hidroplanagem, é um fenômeno que pode acontecer quando o veículo passa sobre uma superfície molhada. À medida que percorre a via, o automóvel perde contato com o solo devido à existência de uma camada de água entre os pneus e a pista.

A aquaplanagem é um “fenômeno” em que o carro começa a deslizar sobre uma camada de água, perdendo o contato com o solo. Normalmente, a causa principal é o desgaste excessivo dos pneus, embora a velocidade do veículo também influencie a situação.

Se o veículo aquaplanar, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e não pisar no freio bruscamente. Isso poderá causar o travamento das rodas, agravando a situação. O correto é reduzir e velocidade gradativamente, aliviando a pressão no pedal do acelerador.

A aquaplanagem ocorre pela combinação dos seguintes fatores: excesso de água na pista, velocidade demasiada, pneus com profundidade de sulco insuficiente. Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve e é muito difícil controlar o veículo.

Se o pneu estourar:
Não freie bruscamente. Mantenha o veículo em linha reta (ele tenderá a virar para o lado do pneu afetado) e reduza a velocidade. Quando tiver certeza de que tem domínio do veículo, sinalize para os outros motoristas e saia com cuidado para o acostamento.

O que fazer em caso de aquaplanagem
Evite mover o volante ou frear repentinamente. No entanto, se houver risco de colisão ou acidente grave, o freio de emergência deve ser iniciado imediatamente.

Para utilização com segurança da faixa de aceleração, o condutor deve sinalizar utilizando a seta do veículo, aumentar a velocidade gradativamente, compatível com as dos demais veículos que já estão na rodovia, verifique nos retrovisores a melhor oportunidade para adentrar à rodovia e tome seu lugar na pista da direita ...

Isso acontece porque a área do pneu que está em constante contato com o solo acaba ficando maior, necessitando de mais força do eixo da roda para realizar o movimento de rotação.

Como saber se o veículo entrou em aquaplanagem? Como o atrito sobre a pista diminui, os principais indícios que você pode notar ao hidroplanar são a direção leve e a elevação do giro do motor.

Reduza a velocidade gradualmente
Frear de forma repentina pode fazer com que o veículo derrape, dificultando muito o seu controle e criando um grande risco de acidente. Se a chuva for moderada, a dica é manter-se a uma velocidade máxima correspondente a 80% do limite da via.

Não corra na chuva
Em primeiro lugar, a principal dica para que você saiba como evitar aquaplanagem em seu automóvel é evitar dirigir em alta velocidade em dias de chuva. Grande parte dos acidentes decorrentes da aquaplanagem se deve aos motoristas que dirigem em alta velocidade em dias chuvosos.

Além da previsão, a habilidade e capacidade de condução são elementos básicos de um condutor de direção defensiva.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

Os pneus carecas têm mais probabilidade de estar com pressão baixa do que pneus com banda de rodagem mais profunda, e a pressão insuficiente pode levar a um estouro do pneu. Além disso, pneus sem banda de rodagem adequada podem ser mais propensos a perfurações de objetos na estrada, o que pode causar um furo no pneu.