Quando o câncer de próstata é maligno tem cura?

Perguntado por: lrezende7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O câncer de próstata é um tumor maligno que surge primariamente na próstata. É mais frequente entre os entre os 60 e 70 anos de idade e tem altos indices de cura quando diagnosticado precocemente. Estima-se que a cada 10 homens, 7 possam ser curados quando descobrirem esse tumor.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem cerca de 90% de chance de cura. Já nos casos em que os sintomas começam a aparecer, significa que a doença já está em fase avançada e que não é mais possível a cura.

Os sintomas de câncer de próstata avançado podem ser exuberantes, resultantes de ação local (invasão da bexiga, reto e ossos da bacia gerando dificuldade para urinar, fluxo urinário fraco, sangue na urina e dor pélvica).

Às vezes a quimioterapia é usada se a doença está disseminada e a terapia hormonal não está respondendo. Pesquisas recentes mostraram que a quimioterapia pode ser útil se administrada junto com a hormonioterapia. No entanto, a quimioterapia não é um tratamento padrão para o câncer de próstata inicial.

Quando o câncer de próstata se espalha para outros órgãos
Somente os exames preventivos são capazes de identificá-lo ainda no começo. Eis o por quê da recomendação usual para os homens com mais de 50 anos passarem por uma avaliação médica a cada ano para realizar os exames de toque retal e de PSA.

Existem cinco tipos de células da próstata: as células tipo 1 são normais e o tipo 5 são aqueles em que o câncer é o mais avançado.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.

Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.

A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Por conta disso, é fundamental que os homens estejam em dia com sua saúde, consultem o médico e realizem exames periódicos de acordo com a orientação médica.

O tratamento tem a duração aproximada de sete a oito semanas (de segunda a sexta-feira). As técnicas de radioterapia evoluíram bastante nas últimas décadas. Hoje é possível dirigir os raios com precisão de modo a atingir predominantemente a próstata, poupando ao máximo o reto e a bexiga.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

O tratamento do câncer de próstata com radioterapia pode ser indicado quando o câncer está ainda localizado apenas no órgão. O tratamento de radioterapia cura câncer de próstata que estiver em estágio inicial.

A braquiterapia, radioterapia – com ou sem associação de hormonoterapia – e a cirurgia para câncer de próstata podem ser realizadas em todos os estágios da doença. A quimioterapia, por ser mais agressiva, geralmente é realizada somente em estágios mais avançados.

Se o nível do PSA indica que o câncer da próstata não foi curado ou recidivou, após o tratamento inicial, um tratamento posterior pode ser uma opção, mas dependerá da localização da metástase e dos tratamentos já realizados.