Quando o cálculo renal está na bexiga?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

As pedras podem se formar em locais que não originalmente a bexiga, como nos rins, e chegar à bexiga pelos ureteres. Assim que diagnosticado, os cálculos devem ser retirados o mais breve possível por meio de cirurgia, pois poderão desencadear outros problemas sérios de saúde, como retenção urinária e até tumores.

Cálculos menores que 5 mm (0,5 cm), principalmente se localizados na parte final do ureter, habitualmente saem espontaneamente pela urina sem necessidade de tratamento específico. O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido.

Quando pequenas, elas costumam ser eliminadas por meio da urina. Elas na realidade se originam no rim ( cálculo renal ) e se depositam na bexiga.. Porém,se não eliminadas, com o passar do tempo, elas podem aumentar de tamanho.

Cálculos de via urinária são transtornos para médicos e pacientes. Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é a tansulosina, um alfa-bloqueador.

Consiste na realização de uma pequena incisão na parte inferior do abdome e abertura da bexiga para retirada das pedras com pinças convencionais. É necessário a permanência de sonda uretral, que pode ser retirada no momento da alta ou eventualmente após 7 dias.

Essa dilatação é a responsável pela dor intensa (cólica renal). A Cólica Renal é uma dor que se inicia, de repente, nas costas, muito forte, que aumenta e diminui ciclicamente. A medida que a pedra vai descendo pelo canal que liga o rim a bexiga(vias urinárias), a dor pode irradiar para a barriga.

Quando sua urina tem altos níveis desses minerais e sais, ela pode formar pedras. Os cálculos renais podem começar pequenos, mas podem aumentar de tamanho, até mesmo preenchendo as estruturas internas ocas do rim. Algumas pedras ficam nos rins e não causam problemas.

O procedimento clínico mais comum, a litotripsia, custa em média R$ 1.200. Para a cirurgia de retirada dos cálculos por via endoscópica (sem cortes), seriam desembolsados cerca de R$ 5.000.

Há situações em que a pedra fica maior do que o canal da uretra e deve ser retirada cirurgicamente ou ainda por meio de tratamentos minimamente invasivos como a Litotripsia, que visa reduzir o tamanho dos cálculos por meio de esmagamento ou trituração, por laser ou ondas de choque.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária.

Os quatro tipos são:

  • Cálculos de Cálcio. São os de maior incidência nos casos de pedras nos rins. ...
  • Cálculos de Cistina. É a menos comum. ...
  • Cálculos de Estruvita. São encontrados na grande maioria dos casos em mulheres com infecção urinária. ...
  • Cálculo de Ácido Úrico.

Os especialistas dizem que o problema não costuma ser grave – mas precisa ter a origem investigada, para que não volte a acontecer.

Tomografia computadorizada oferece diagnóstico seguro de cálculos renais.

O cloridrato de tansulosina melhora os sintomas urinários obstrutivos e aumenta o fluxo urinário máximo, pois diminui a obstrução ao fluxo urinário através do relaxamento da musculatura lisa na próstata e na uretra.

Beber uma grande quantidade de líquidos aumenta a produção de urina e ajuda na eliminação de cálculos na bexiga menores. Uma vez que o cálculo saiu juntamente com a urina, não é preciso nenhum outro tratamento. A dor pode ser aliviada com analgésicos.

Para aliviá-la, primeiramente é importante permanecer em repouso, sem realizar muitos movimentos. Movimentar-se pode intensificar a dor e agravar o quadro se já houver alguma inflamação ou lesão. Em seguida, prepare uma compressa com água quente e aplique no local da dor.

Resumindo: é grande a chance da pedra ser eliminada. Existem medicações como a tansulosina que podem ser utilizadas e que funcionam como um dilatador do canal, aumentando em média três vezes a chance do cálculo ser eliminado de forma natural.

Cerca de 70% dos cálculos de até 7 mm são. eliminados de forma natural ou espontânea .