Quando o cálculo renal é considerado grande?

Perguntado por: emoreira3 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Cálculos maiores que 0,9 cm são grandes demais e não passam pelo sistema urinário, sendo necessária uma intervenção médica para eliminá-los. Estes cálculos grandes podem ficar impactados no ureter, provocando uma obstrução à drenagem da urina e consequente dilatação do rim, a qual damos o nome de hidronefrose.

Raquel Ferreira Nassar Frange - Cálculos maiores que 0,6 cm precisam ser acompanhados por urologista. E normalmente vão precisar de intervenção cirúrgica, principalmente quando causam obstrução.

Na maioria dos casos, porém, não é uma doença grave. O grande problema está na obstrução assintomática que leva à perda da função renal, nas infecções urinárias ou no cálculo obstrutivo constituído por fosfato, amônia e magnésio que compromete a pelve renal e pode causar insuficiência renal crônica.

Cerca de 70% dos cálculos de até 7 mm são. eliminados de forma natural ou espontânea .

TAMANHO DA PEDRA E PROBABILIDADE DE EXPELIR
O cálculo demora em média 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser maior que 1 mês. A partir dos 5 mm, quanto maior for a pedra, menor a chance dela ser eliminada espontaneamente.

Além disso, a indicação do procedimento cirúrgica é recomendada para pacientes que possuem pedras com diâmetro maior que 6 mm. Até a década de 1980, os procedimentos cirúrgicos eram realizados por meio da cirurgia de cálculo renal tradicional.

Cálculos renais pequenos, menores que 5-6mm, podem ser expelidos pela urina, sem necessidade de cirurgia. Porém, nem sempre isso ocorre. Já cálculos renais maiores dificilmente são eliminados espontaneamente e quase sempre requerem tratamento cirúrgico. Existem diferentes cirurgias para tratamento do cálculo renal.

Quando o paciente, no entanto, tem cálculos muito grandes ou quando a pedra provoca dor de difícil controle, alteração de função renal ou há infecção urinária associada, é necessário fazer cirurgia.

Alimentos açucarados
Por fim, os alimentos ricos em frutose estão associados a um maior risco de cálculo renal. A saber, a frutose aumenta a concentração de ácido úrico e oxalato urinário. Portanto, podem aumentar a formação de pedra nos rins.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

As pedras nos rins, geralmente, não geram inchaços na barriga. Porém, outras doenças renais podem ocasionar ascite, que são pequenos acúmulos de líquido rico em proteínas que se localizam dentro do abdômen e, em casos mais avançados, aumentam a circunferência da barriga e resultam no ganho de peso.

Apesar de ser uma doença benigna, as pedras nos rins podem causar complicações sérias caso não seja tratada corretamente, como: infecções no trato urinário, sepse, insuficiência renal e em casos mais graves, até o risco de óbito.

Existem quatro tipos de cálculo renal: cálculo de cálcio (é o mais comum), cálculo de cistina (que surge em pessoas com uma doença renal crônica denominada cistinúria), cálculo de estruvita (os que mais crescem e podem bloquear os pontos do sistema urinário em que se encontram) e o cálculo de ácido úrico, que é mais ...

O diâmetro do ureter é de aproximadamente 0,6 cm, sendo assim, um cálculo de 1 cm é bem difícil de ser expelido sem cirurgia. Apesar disso, alguns procedimentos para tratar esse problema são minimamente invasivos e têm boas taxas de sucesso.

Pratique exercícios físicos regularmente. É fato que praticar exercícios físicos de forma regular pode estar associado a uma melhora do metabolismo como um todo, essa movimentação também ajuda na redução da formação de novos cálculos renais, bem como evita o aumento das pedras já existentes.

As principais formas de tratamento são:

  1. ureterorrenolitotripsia flexível a laser ou ureteroscopia;
  2. nefrolitotripsia percutânea para pedras nos rins;
  3. litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO)

Nos casos em que os cálculos são pequenos, é indicado tomar água para facilitar a eliminação através da urina. Porém, quando se trata de um cálculo volumoso e as vias estão obstruídas, pode ser indicado evitar a ingestão de líquidos e buscar procedimentos como a cirurgia a laser para retirada.

As pedras podem variar de 9.6 a 10mm no mesmo fio. Fio mede aproximadamente 36cm. 65g aproximadamente o peso do fio.

Cálculos de até 7mm tem 70% de chance de serem eliminados espontaneamente. Em geral, medicamentos para controle da dor e outros que agem relaxando a musculatura do ureter (tansulosina) facilitam esse processo de expulsão.

Os cálculos renais são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias causadas pelo acúmulo de cristais. Neste caso, a urina pode apresentar coloração normal, ou turva, se associada a infecção urinária. Devem ser observadas obstruções na uretra, que normalmente dificultam o ato de urinar.