Quando o café faz mal?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Limite não é universal, muda de acordo com perfil do consumidor e pode ficar entre uma ou quatro xícaras por dia. Estudo de julho de 2021 com 17 mil pessoas aponta que consumo de seis xícaras foi associado ao aumento de risco de demência e derrame.

Doses elevadas de cafeína, por sua vez, podem provocar efeitos negativos no organismo, como taquicardia, ansiedade, tremores, dores de cabeça, náuseas, insônia e palpitações. A cafeína, após ingerida, atinge sua concentração máxima em 30 a 45 minutos, e a meia-vida da substância é de aproximadamente três horas.

40 horas

Como a cafeína atua no corpo
O pico dos efeitos da cafeína se dá nas 5 horas seguintes à ingestão, podendo demorar até 40 horas para ser totalmente eliminada do corpo.

Conheça 7 bebidas estimulantes que vão substituir o cafezinho!

  • Chá verde. Para quem quer começar o dia com estímulo leves, pode tentar um copo de chá verde, que tem um pouco menos cafeína do que o café. ...
  • Smoothie de nozes. ...
  • Chá de alcaçuz. ...
  • Alfarroba em pó ...
  • Água com limão. ...
  • Semente de linhaça. ...
  • Chá de hortelã

A cafeína, substância estimulante responsável pelos efeitos do café, pode causar depressão e transtornos de atenção. Ao ser ingerido em excesso, o café pode causar insônia e fadiga.

“Pesquisas mostram que não ingerir a refeição matinal diminui a função cognitiva e a capacidade de concentração”, afirma Adriane. Fora o baixo rendimento, não tomar o café da manhã pode causar ganho de peso.

O consumo de café foi associado a níveis mais baixos de enzimas hepáticas, principalmente em pacientes com alto risco de doenças hepáticas como sobrepeso, diabéticos e portadores de hepatites virais. Os estudos relacionando hepatite B e o consumo do café são ainda limitados.

Beber café acelerou significativamente o tempo que a comida levava para sair do estômago e entrar no intestino delgado após as refeições. “Alguns compostos do café também podem interagir com os receptores opioides no trato gastrointestinal”, que afetam a função intestinal, acrescentou Staller.

De acordo com a nutricionista, chás claros (hortelã, erva-doce e camomila) são bem-vindos. Além disso, é possível preparar um suco de fruta, desde que não seja ácido. Caso você queira investir em uma bebida que ofereça mais energia, vale testar receitas de vitaminas com aveia, chia, linhaça e água de coco, por exemplo.

Uma forma de lidar com isso em casa é bebendo mais água, o que ajudará a expulsar a cafeína do sistema e reidratar o corpo. Tente beber um copo de água para cada xícara de café, refrigerante ou outra bebida cafeinada que você tenha consumido. Consuma lanches saudáveis, que podem desacelerar a absorção da substância.

Tomar muitas doses de café está diretamente associado ao aumento de sintomas ansiosos. Portanto, indivíduos que sofrem com transtornos como ansiedade generalizada, pânico e fobias, devem reduzir o consumo de café, tomando preferencialmente no máximo 2 xícaras ao dia.

Isso se dá porque grandes quantidades de cafeína podem acelerar o coração, o que não é recomendado para pacientes com maior risco de parada cardíaca, como pode ocorrer com arritmias cardíacas. Mas isso não quer dizer que a bebida deve ser banida do seu dia a dia!

Em termos neurofisiológicos, a cafeína age como estimulante, bloqueando os receptores de adenosina nos neurônios do cérebro e da medula espinhal, aumen- tando a atividade do sistema nervoso central.

Até que horas posso tomar café sem prejudicar o sono? Segundo um estudo, tomar em até 6 horas antes de dormir prejudica consideravelmente a qualidade de sono. A cafeína pode ficar de 6 a 8 horas na corrente sanguínea.