Quando o cachorro é muito apegado ao dono?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Normalmente o motivo desse comportamento está relacionado à insegurança, a um excesso de apego entre cão e tutor. Apego não é sinônimo de amor, muito menos de algo ruim. Todos nós desenvolvemos relações de apego com animais e humanos. A grande questão é o tipo e a qualidade desse apego.

A preferência depende de alguns fatores, como prazer, segurança e confiança garantidos pelos tutores. Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido".

Se o seu animal só se alimenta se você estiver por perto; destrói objetos durante a sua ausência; chora ou uiva quando está sozinho; segue você pela casa em qualquer situação ou interrompe suas atividades diárias que não o envolvam, acenda o sinal de alerta, ele pode estar emocionalmente dependente.

Sim! Quando sentimos medo, liberamos adrenalina em nossa corrente sanguínea e os cachorros sentem facilmente o aroma desse hormônio. Além disso, eles também notam a postura, a tensão muscular e a expressão corporal. Como eles são profundamente apaixonados por seus donos, observam cada movimento e mudança de postura.

Quando um cachorro te lambe, ele quer dizer que você é importante na vida dele, que faz bem estar perto de você. Claro que não pode ser nada exagerado. Aquele cachorro que lambe o tempo todo, pode denotar insegurança e carência excessiva de atenção. Mas uma lambidinha fofa é um delicioso “eu te amo”.

Cães veem os donos como se fossem seus pais – Qualittas Blog. Que fofura. E como você é o pai, claro, seu cachorro age como se fosse uma criança – mesmo se ele já estiver velhinho. Foi o que 22 cachorros mostraram numa pesquisa liderada pela veterinária Lisa Horn, da Universidade de Viena, na Áustria.

Sinais de que seu cão é feliz

  • Sinal 1: Olhos relaxados de pura felicidade. ...
  • Sinal 2: Sorriso de cão feliz na vida. ...
  • Sinal 3: Orelhas relaxadas de puro contentamento. ...
  • Sinal 4: Posição do rabo de cão feliz. ...
  • Sinal 5: Forma de descansar despreocupado. ...
  • Sinal 7: Comendo com prazer. ...
  • Sinal 8: Brincando felizão!

Os cães até nos respondem quando chamamos pelos nomes que demos a eles, porém eles não conseguem entender que aquela palavra é o nome. Eles respondem por que fazem uma associação daquele nome com atenção, carinho ou alimento.

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

Por isso, ao dormir com o tutor, o cachorro demonstra que confia nele no momento em que está mais vulnerável. Além disso, ele também treina seu olfato para reconhecer o cheiro, o que explica por que os bichinhos ficam tão felizes sempre que identificam seus humanos através do odor.

Labrador retriever

Labrador retriever
Em primeiro lugar está o labrador, a raça campeã entre os cachorros mais carinhosos. Por conta de sua grande amorosidade, lealdade e sociabilidade, é muito utilizado em trabalhos terapêuticos e, também, como cão-policial, identificando narcóticos e participando de resgates.

O cachorro muito apegado dá alguns sinais disso e requer alguns cuidados e mudanças na rotina para que consiga ficar bem mesmo quando você não estiver por perto. Brinquedos, enriquecimento ambiental e até mesmo alguns treinamentos podem ajudar o animal a lidar com esse sentimento de dependência.

Esse costuma ser uma demonstração de submissão e respeito. É a maneira mais simples que os cães encontram para mostrar aos seus tutores que os respeitam e que são gratos por pertencer àquele lugar. Muitos cães costumam desenvolver um excesso de latido para chamar a atenção de seus tutores.

Os cães são anjos protetores que absorvem tanto de você como dos lugares que habitas as vibrações de desequilíbrio. Depois se purgam com água, plantas e outros elementos. Eles até se sacrificam por você quando há más energias que podem te afetar.