Quando o cabelo é arrancado pela raiz nasce novamente?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Quando arrancamos um fio de cabelo na raiz ele cresce de novo? Se o bulge capilar (raiz) não for destruído, cresce novamente sim. Ou seja, na maioria das vezes de você arrancar o cabelo, ele cresce novamente.

Normalmente, quando a pessoa tem o hábito de arrancar os cabelos, eles costumam nascer novamente. No entanto, a prática muito intensa desta atividade pode gerar danos maiores ao couro cabeludo e aos folículos capilares, o que pode demandar um tratamento específico.

Seja em casos de queda normal ou no eflúvio capilar, em geral, quando o cabelo cai da raiz ele nasce de novo. O fato dele nascer de novo não significa, no entanto, que ele vai nascer igual.

Problemas na pele e cabelo
O constante impulso de arrancar os fios pode levar à perda dos fios, e consequentemente, à calvície ou alopecia, com os fios menos numerosos ou a queda definitiva desses fios. Além disso, também pode causar lesões e infecções nessas áreas.

Prender o cabelo fazendo um rabo de cavalo ou uma trança, por exemplo, exerce uma pressão moderada nos fios, aumentando a circulação do couro cabeludo e estimulando o crescimento do cabelo.

Como acelerar o crescimento do cabelo com dicas simples

  1. Consuma alimentos ricos em proteínas. ...
  2. Corte sempre as pontinhas. ...
  3. Evite prender regularmente os cabelos. ...
  4. Lave o cabelo apenas com água morna ou fria. ...
  5. Massageie o couro cabeludo. ...
  6. Evite a oleosidade nos fios. ...
  7. Não utilize ferramentas de calor constantemente.

Sendo assim: você perde e ganha de 50 a 100 fios ao dia! Maravilhoso imaginar isso, né? É importante lembrar que um fio de cabelo cresce pouco mais de um centímetro por mês.

Shampoos, loções, receitas caseiras, entre outras técnicas afirmam que são capazes de retomar o crescimento dos fios. Entretanto, o único método altamente eficaz e garantido para fazer nascer cabelo é o implante capilar.

Entre os humanos, os pelos demoram de dois a três meses para atingir seu comprimento máximo, enquanto o cabelo se desenvolve durante dois a seis anos. Os fios que compõem nossa cabeleira passam por três etapas de crescimento.

Ou seja, cortar os cabelos melhorando a haste, sua aparência e também a saúde dos fios, mas a inserção do cabelo no couro cabeludo, a raiz não é alterada com o ato de cortar. O peso dos fios não aumenta a queda de cabelos, como algumas pessoas pensam, nem o ato de lavar ou de pentear os cabelos.

Alguns dos remédios que podem ser prescritos pelo médico para o tratamento da calvície são:

  1. Minoxidil. ...
  2. Finasterida. ...
  3. Espironolactona. ...
  4. Cetoconazol. ...
  5. Alfaestradiol. ...
  6. Acetato de ciproterona.

É importante consultar um tricologista especialista para determinar a causa da queda de cabelo e das pontas brancas e discutir as opções de tratamento. Mudanças na dieta, suplementos dietéticos, tratamentos capilares e medicamentos podem ajudar a melhorar a saúde do cabelo.

Arrancar o cabelo branco ou não, eis a questão
Arrancar cabelos pode mesmo danificar definitivamente a estrutura do folículo e levar à sua perda irremediável, pelo que é uma prática desaconselhada.

Tricotilomania (TTM) é um transtorno psiquiátrico que faz com que o paciente sinta um desejo incontrolável e frequente de arrancar fios de cabelo e pelos de seu corpo, removendo-os de locais como o couro cabeludo, cílios, sobrancelhas e barba, que são os casos mais comuns, além da virilha, braços e pernas.

Tricotilomania é uma desordem comportamental caracterizada pelo impulso incontrolável de arrancar pelos ou fios ou tufos de cabelo.