Quando o cabelo começa a cair na amamentação?

Perguntado por: hperes7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Isso acontece por volta dos 5 aos 6 meses.

No entanto, não se preocupe: a queda de cabelo no pós-parto tende a durar apenas de três a seis meses.

O Eflúvio Telógeno no pós-parto, popularmente conhecido como queda de cabelo pós-parto, é uma condição que geralmente tem início por volta de 3 meses após o nascimento do bebê. Essa queda acentuada de cabelo, é resultado das alterações hormonais que a mulher sofre no período da amamentação.

Dessa forma, a espironolactona é um remédio para alopecia feminina que pode ser usado na amamentação, mas precisa de avaliação médica.

“Caso ocorra queda de cabelo na amamentação, a lactante deve procurar um médico ou nutricionista para uma suplementação adequada com complexo vitamínico. Alimentos ricos em vitamina A, como cenoura crua e espinafre; ferro, como feijão, beterraba e salsa; e zinco, como a castanha do Pará podem ajudar.

Busque ingerir alimentos ricos em proteínas (ovos, carnes, leite e iogurte), Vitamina A (cenoura e espinafre), ferro (feijão, beterraba e salsinha) e zinco (castanha do pará). Afinal, esses alimentos são ótimos para o crescimento dos fios, deixando-os com um aspecto mais firme e forte!

A vitamina D é fundamental. Ela é essencial para ter ossos saudáveis, tanto para você como para o bebê, e é obtida principalmente da exposição solar. Se você mora em local sem muito sol, especialmente no inverno, seu corpo pode ter dificuldade de produzir vitamina D suficiente.

VITAMINAS PARA A QUEDA DE CABELO

  • Vitamina A.
  • Vitaminas do complexo B.
  • Vitamina C.
  • Vitamina D.
  • Vitamina E.
  • Selênio.

Cerca de 3 meses após o parto a taxa de hormônio feminino utilizada para o desenvolvimento do bebê cai drasticamente. Uma das consequências desse fato é a queda de cabelo, algumas mulheres chegam a criar até falhas no couro cabeludo nos 3 a 6 meses que antecedem o pós-parto.

MITO. Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito.

“A perda dos fios ocorre devido ao procedimento em si e aos medicamentos, como os anestésicos”, afirma Carla. Normalmente, as mechas começam a cair a partir do terceiro mês depois do nascimento do bebê. Isso porque os danos provocados no couro cabeludo demoram um tempo para terminarem em cabelos no chão.

Alimentar-se de forma saudável, investindo principalmente em alimentos ricos em proteínas, vitamina A, ferro e zinco; Consultar-se com um dermatologista, que pode prescrever medicamentos e tratamentos adequados a essa fase; Utilizar produtos antiqueda; Lavar o cabelo no máximo três vezes por semana.

Portanto, apesar de terem poucas pesquisas que mostrem os efeitos da tintura durante a amamentação, pintar o cabelo não oferece riscos ao bebê. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as mulheres não precisam parar de tingir os cabelos durante a amamentação.

Quem não deve usar Vitamina para Cabelos e Unhas Lavitan? Este suplemento não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, crianças com idade inferior a 3 anos, gestantes e lactantes, a não ser por recomendação médica.