Quando o cabelo boia na água ele precisa de quê?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O fio boia na superfície: seu cabelo precisa de hidratação: O fio não boia nem afunda: seu cabelo precisa de nutrição; O fio afunda: seu cabelo precisa de reconstrução.

O seu cabelo precisa de recarga de queratina quando...

  1. Está muito ressecado. Não consegue abrir mão do secador, da chapinha, do babyliss e por isso os fios andam bastante ressecados e sem vida? ...
  2. Está quebradiço e com pontas duplas. ...
  3. Perdeu o brilho. ...
  4. Embaraça demais. ...
  5. Está com muito frizz.

As principais formas de hidratar o cabelo ressecado são:

  1. Aplicar uma máscara de hidratação. ...
  2. Usar um sérum capilar. ...
  3. Fazer massagem com óleos naturais. ...
  4. Lavar o cabelo com água fria ou morna. ...
  5. Usar um leave-in com proteção solar. ...
  6. Aplicar um protetor térmico.

Cabelo boia na água
Seu fio de cabelo boiou na água? Isso indica que os seus fios estão com baixa porosidade e saudáveis. A explicação para ele não afundar é que as cutículas (parte externa) estão fechadas e não absorveram a água.

Como saber se o cabelo está saudável? Antes de mais nada, é preciso reconhecer o que é, de fato, ter um cabelo saudável. “Um cabelo pode ser considerado saudável quando o couro cabeludo está sem lesões ou coceiras, por exemplo, e os fios não quebram com facilidade, têm brilho e boa penteabilidade”, conceitua Dra.

A nutrição é feita com o objetivo de repor vitaminas e minerais que estejam faltando nos fios, sendo recomendada que seja feita antes de realizar a hidratação para garantir os seus resultados.

Fios quebradiços e ásperos
Se o cabelo está quebrando com facilidade, tem uma aparência sem brilho e com toque áspero, ele pode estar extremamente danificado e a reconstrução capilar pode ajudar a reparar os danos e trazer de volta a aparência saudável.

Já a radiação UVB destrói as moléculas de queratina e deixa os fios mais frágeis.

Cauterização capilar
A cauterização é mais uma das opções de tratamento à base de queratina que você pode (e deve!) fazer no salão. Serve para repor a massa da estrutura capilar e é ativada nos fios através de ferramentas de calor. Indicado para: quem tem fios ásperos, danificados pela química e com frizz.

Quando o calor aplicado ao cabelo é de cerca de 150ºC, acaba acontecendo a quebra da queratina, a proteína que dá a massa na fibra capilar, o que deixa o cabelo poroso.

Manteiga de Cupuaçu: proporciona nutrição e hidratação profunda promovendo suavidade e maciez aos cabelos, aumentando a sua umidade natural e elasticidade.

  • 5 – Máscara Capilar Siàge Hidratação Micelar – Eudora. 5 – Máscara Capilar Siàge Hidratação Micelar – Eudora. ...
  • 5 – Máscara Capilar Siàge Hidratação Micelar – Eudora.

Os fios desidratados mostram-se mais frágeis e quebradiços. Quando desidratados, os cabelos ficam mais crespos e com muito frizz, difícil de se manterem penteados. Os cabelos ficam opacos e sem brilho. Apresentam muita eletricidade estática, que é quando os cabelos ficam bem eriçados e arrepiados.

Para estimular o crescimento saudável dos fios, consuma as vitaminas do complexo B: B1, que ajuda a prevenir a queda, B2, que age contra o enfraquecimento dos fios, B3, que além de fortalecer o cabelo, ajuda a melhorar a circulação sanguínea B7 ou B8, também conhecida como biotina, e boa na absorção da queratina, ...

Já a nutrição é a etapa de tratamento que seu cabelo precisa quando está muito opaco, sem vida, caindo muito e cheio de frizz. A nutrição nada mais é que a reposição de óleos e lipídios essenciais à saúde da fibra capilar, pois compõem a estrutura do fio.

Teste a porosidade do cabelo. É importante avaliar bem o cabelo para saber exatamente se ele precisa de uma hidratação, uma nutrição ou uma reconstrução. Para isso, basta fazer o teste nos fios e ver quanto seu cabelo é capaz de absorver dos produtos aplicados.

Os cabelos ressecados perdem o brilho e ficam com uma textura diferente, mais áspera, especialmente nas pontas. Nesses casos, ainda, é possível notar que os fios ficam mais frágeis e quebradiços e o paciente pode notar que seu cabelo cai em maior volume.

O primeiro sinal de que o cabelo está fragilizado é a perda da elasticidade, ocasionando o famoso efeito "chiclete". Se ao puxar o fio ele fica franzido e não volta ao normal com facilidade, é sinal de que a fibra capilar perdeu toda a elasticidade e a umidade natural, tornando-se emborrachada e fraca.

Teste do cabelo saudável

  1. Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação (porosidade baixa);
  2. Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição, com cremes e óleos (porosidade média);
  3. Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução (porosidade alta).

Hidrate os cabelos pelo menos uma vez por semana. Se não puder ir ao salão, não tem problema: use uma máscara indicada para o seu tipo de cabelo e faça o tratamento em casa mesmo. O importante é não deixar de hidratar os fios semanalmente.

Sendo: shampoo, máscara e, por fim, o condicionador.
Essa sequência é importante, pois, o shampoo tira a oleosidade e a sujidade, a máscara hidrata, nutre e reconstrói e o condicionador fecha as cutículas dos fios, mantendo a função da máscara.

Mas você sabia que é possível juntar dois tratamentos em um ou mesmo fazê-los no mesmo dia? Muitas mulheres que amam tratar dos fios em casa, em algum momento podem ter essa dúvida. A gente responde: sim, é muito possível e dá super certo!