Quando o bruxismo é preocupante?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Conforme mencionamos, uma das consequências mais graves do bruxismo é o amolecimento de um ou mais dentes. Esse efeito aparece quando o bruxismo está ocorrendo há mais tempo ou se apresenta de maneira muito intensa.

Quais complicações o bruxismo pode causar? Ele pode causar complicações principalmente relacionados aos dentes – como fraturas, fissuras, desgastes, dores de dente e movimentação dentária – e estruturas adjacentes, como inflamações na gengiva. O problema pode, inclusive, levar à necessidade de canal.

Tratamentos para o bruxismo
Caso a disfunção seja diagnosticada, será preciso adotar alguns hábitos em sua rotina. O principal deles é o uso das placas interoclusais flexíveis de silicone ou as rígidas de acrílico durante o sono. Elas vão impedir que os dentes entrem em atrito, evitando o desgaste.

Afinal, o bruxismo consiste em apertar e ranger os dentes de forma involuntária e ritmada, podendo ocorrer em qualquer momento do dia. Atualizado em maio 2023. A melhor posição para dormir é de lado, com a cabeça apoiada no travesseiro e outro travesseiro no meio das pernas, entre os joelhos.

Segundo os dentistas, todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm a tensão emocional aumentada. Estresse, depressão, uso de drogas, ansiedade, medo e expectativas incertas sobre o futuro, por exemplo, são fatores que podem desencadear o problema.

Placas miorrelaxantes evitam a ocorrência de complicações dentárias. Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

O método mais comum para tratamento de bruxismo é usar um aparelho miorrelaxantel (aparelho dental usado durante a noite para interromper o ranger dos dentes). Usá-lo também pode ajudar a aliviar a pressão nos músculos faciais e na articulação da mandíbula.

O tipo de restauração mais indicada
Para indicar o melhor tratamento ao paciente que teve bruxismo, o dentista deverá avaliar a quantidade de desgaste que os dentes sofreram. De acordo com a profissional, pequenas corrosões podem ser restauradas de maneira mais simples através da resina composta.

Como vimos no tópico acima, sobre o que pode causar bruxismo, algumas mudanças no nosso comportamento podem ajudar no tratamento e reduzir os casos mais leves desta disfunção. Procure mudar a sua rotina e realizar exercícios físicos diariamente, fazer ioga, acupuntura, massagens, beber chás calmantes, etc.

Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.

Para tratar o bruxismo, a recomendação é o uso de uma placa intraoral no dia a dia, que vai proteger os dentes e relaxar a musculatura. Associando essa medida a uma mudança de comportamento do paciente — como o tratamento LIVA, método não invasivo e sem necessidade de medicação.

O bruxismo é um hábito involuntário onde a pessoa pressiona com muita força a mandíbula durante a noite enquanto estão dormindo. Apesar de ter a pressão da mandíbula, existem outros casos que há o ranger de dentes durante a noite sem nenhum objetivo ou função.

Isto varia de acordo com a intensidade do bruxismo, e pode levar anos para acontecer. É importante frisar que a troca da placa é recomendada a cada período de 2 a 5 anos, mediante avaliação do dentista, uma vez que, além do desgaste, ela pode sofrer com o acúmulo de placa, por exemplo. 5Uso aparelho dental.

Já um estudo recente publicado pela Associação Dental America associou o agravamento do problema ao cigarro, álcool e café.

Os sinais e sintomas de bruxismo costumam incluir: Ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado. Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos. Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente.

O nosso estado mental pode estar diretamente ligado a alterações físicas de nosso corpo. Isso é o caso do bruxismo, que pode ser resultado de situações que geram estresse e ansiedade constantes.

Por outro lado, pessoas que tem bruxismo e DTM podem apresentar dores na cabeça semelhantes à enxaqueca ou à dor de cabeça tipo tensional. A dor de cabeça causada por bruxismo e DTM é chamada de Dor de cabeça Atribuída à DTM.

Essa dor muscular na região das têmporas, masseter e cervical é decorrente da contração muito frequente desses músculos em pacientes portadores do bruxismo diurno.

vertigens; – barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca; – desgaste dental excessivo; – sensação de travar a mandíbula.

Outros chás com propriedades calmantes: passiflora, alecrim, jasmin, valeriana e erva-de-são-joão.

Sim. Esse problema está associado diretamente ao bruxismo de vigília, ou seja, quando estamos acordados. Por mecanismos centrais, acaba provocando uma contração excessiva dos músculos da face, o que é mantido por muito tempo.