Quando o benefício está ativo?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

De modo geral, ter o benefício ativo significa que o segurado teve seu pedido de concessão de aposentadoria, pensão ou auxílio assistencial deferido, isto é, aprovado. Na prática, eles correspondem aos pagamentos mensais determinados por meio da Previdência Social em favor do segurado recém-aposentado, por exemplo.

Isso significa que os débitos fiscais do seu cliente saíram do âmbito da Secretaria Nacional da Receita Federal e passaram para a Procuradoria da Fazenda Nacional para a cobrança judicial do valor.

Quanto tempo leva? Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O que é ativo deferido? Um ativo diferido era uma despesa que é feita antecipadamente e ainda não foi efetivamente consumida. Esse tipo de contabilização passou a ser considerado como despesas pré-operacionais a partir de 2008.

Para receber o primeiro pagamento do benefício da aposentadoria, é necessário ir pessoalmente até a agência bancária indicada pela carta de concessão. O segurado deve apresentar a carta e um documento de identificação oficial e atualizado com foto para poder receber o seguro.

Como consultar se o meu benefício está disponível para saque? Acesse o app do Bolsa Família ou ligue para a Central de Atendimento 111 ou para o Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07, digite 21 e em seguida 2 3 novamente. Depois digite o seu NIS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS.

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação.

Além disso, uma dívida ativa pode ser cobrada por via judicial – o que pode se traduzir em busca de bens do devedor para o pagamento da dívida, como bloqueio de dinheiro na conta e penhora de imóvel. Por isso, é importante se manter em dia com as contas para os governos e evitar cair na dívida ativa.

De acordo com a Receita Federal, além da cobrança judicial do débito, há outras consequências para quem é inscrito na dívida ativa. Uma possibilidade é a de deixar de ser segurado do INSS, perdendo acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio doença, por exemplo.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

Faça o login no site do Meu INSS, por meio da conta “gov.br”, para ficar mais fácil de consultar a situação do seu benefício. Assim que entrar no sistema, digite o seguinte termo no campo de busca: “meus benefícios”.

3. Central 135 do INSS. Outra opção para consultar o benefício do INSS é solicitar atendimento por meio da central telefônica do INSS, no número 135. O titular do benefício pode fazer sua identificação ao informar o número do CPF ou pedir informações sobre outras pessoas e benefícios.

Após ter o benefício concedido, o primeiro pagamento do benefício será realizado em um período que pode variar de 30 a 90 dias. E no primeiro pagamento o novo segurado deverá comparecer à agência bancária, que está determinada na carta de concessão, para receber o valor do benefício.